Chapa recalcada: Utilidades, benefícios e desvantagens

Quando falamos em materiais de construção civil, a chapa metálica é um dos primeiros elementos que vêm à cabeça, sendo um produto extremamente versátil disponível no mercado nacional. Contudo, existem vários tipos de chapa – cada um com suas características únicas e sendo recomendado para diferentes ocasiões. Neste sentido,  a chapa recalcada é uma das variações do produto que mais se destacam.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a chapa recalcada, incluindo suas utilidades, benefícios e desvantagens em comparação com outras peças metálicas.

Leia também: Proteção em Chapas Metálicas Contra Corrosão

O que é a chapa recalcada?

A chapa recalcada é um tipo de chapa de aço que passa por um processo de recalcamento. Este processo envolve o uso de uma prensa que pressiona o aço em um padrão de relevo, formando uma superfície antiderrapante e lhe entregando uma aparência “granulada”.

Essa característica é especialmente útil em ambientes úmidos e molhados, evitando acidentes com escadas, plataformas, passarelas e rampas, por exemplo, especialmente na área de trabalho industrial – que lida com o tráfego constante de pessoas, veículos e máquinas.

Chapa recalcada em aço inoxidável.

Utilidades do produto na construção civil

Como mencionado, a chapa recalcada é frequentemente utilizada na construção civil, seja em aplicações residenciais, comerciais ou industriais.

Quando incluída em pisos ou em áreas de carga e descarga de mercadorias, seu alto custo-benefício proporciona beleza, segurança e estabilidade para todos trabalhadores e equipamentos. Outras utilidades desta chapa metálica incluem paredes de transporte público e parapeitos de passarelas, pontes e viadutos.

Assim como os demais produtos da siderurgia, a chapa recalcada pode ser feita com vários metais de qualidade, incluindo o alumínio, o aço inoxidável e o aço galvanizado. Em outras palavras, este é um produto maleável, podendo ser adaptado às necessidades de cada pessoa.

Leia as principais diferenças entre o aço inox e o aço galvanizado neste artigo.

Padrões recomendados de chapa

Antes de investir nessa ideia, é importante ter em mente as dimensões recomendadas de uma chapa recalcada, o que depende de cada projeto. Peças de 1,5mm até 2mm, por exemplo, são somente indicadas quando há uma estrutura de piso bem robusta, visto que são chapas finas. De 2,65mm até 6,35 é onde se encontra a maior quantidade de possibilidades para esse material, já que nesse intervalo a resistência é adequada para pisos.

Para quantidades altas, é possível desenvolver uma ferramenta com as características específicas do seu projeto. Para quantidades menores, esses são os padrões disponíveis:

RECALQUE 1: QUADRADO 5,0mm E.C. 8mm
RECALQUE 2: QUADRADO 11mm E.C. 20mm
RECALQUE 3: OBLONGO 6,35 X 16mm
RECALQUE 4: OBLONGO 7,0 X 18,0mm E.C. 50mm
RECALQUE 5: OBLONGO 9,0 X 28,0 E.C. 60mm
RECALQUE 6: REDONDO 19m E QUADRADO 16mm E.C. 38mm AA 20%
RECALQUE 7: REDONDO 16,0mm E OBLONGO 7,0 X 18mm EC 50,00 AA 16%
RECALQUE 8: QUADRADO 16mm E.C. 26,0mm
RECALQUE 13: OBLONGO 10,0 X 30,0mm E.C. 40,0mm
RECALQUE 13 X 28 COM ESTAMPO LOSANGULAR
RECALQUE COM FURO E REPUXO DE 12mm
RECALQUE COM FURO E REPUXO DE 25mm

Benefícios da chapa recalcada

A chapa recalcada – também chamada de chapa xadrez – oferece muitos benefícios. Além de oferecer a superfície antiderrapante, que garante maior segurança às pessoas ao redor, a chapa recalcada é mais resistente a impactos, abrasão e desgaste do que outras peças metálicas mais genéricas.

Isso faz dela:

  • uma opção ideal para ambientes de alta circulação, onde há grande movimentação de pessoas e equipamentos.
  • um produto de fácil manutenção e instalação;
  • um investimento duradouro.

Leia também: Chapas Decorativas – Da Indústria à Beleza

Desvantagens da chapa recalcada

Apesar de todos os seus benefícios, a chapa recalcada pode ser mais cara do que as demais – e isso se dá devido ao processo de recalcamento, que é naturalmente mais trabalhoso. Além disso, apesar de muito parecidas, ela pode ser esteticamente menos atraente do que a chapa xadrez por conta do relevo saltado em sua superfície.

Em resumo, a chapa recalcada é uma escolha inteligente para construções duráveis e seguras. Com sua superfície antiderrapante e resistência a impactos, abrasão e desgaste, ela é uma opção ideal para ambientes de alta circulação.

E se você está considerando usá-la em seu próximo projeto de construção, saiba que se encontra no lugar certo.

Encomende suas chapas recalcadas na Bepex!

A Bepex é uma empresa que atua na produção de chapas metálicas dos mais variados tipos. Somos referência na produção de chapas recalcadas, expandidas e perfuradas no mercado brasileiro – assim como de várias outras peças que você pode empregar em qualquer ramo industrial. Clique aqui para saber mais sobre esses produtos!

Durante nossos 30 anos de trabalho, construímos um parque fabril de mais de 10 km², capaz de produzir cerca de 400 toneladas de chapas por mês. E o melhor de tudo: contamos com um sistema de encomenda para os nossos clientes em todo o território nacional.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e peça um orçamento! Um dos nossos consultores entrará em contato para sanar todas as suas dúvidas assim que possível.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário