Qual é o peso específico do alumínio?

Você sabe qual é o peso específico do alumínio? Na hora de planejar o seu projeto, adquirir as chapas metálicas com as dimensões corretas é algo extremamente importante. Na indústria arquitetônica, as propriedades do alumínio permitem que ele entregue resultados eficazes, funcionais e esbeltos – o que é mais um motivo para saber gerenciar o seu orçamento e comprar a quantidade necessária.

Continue lendo para saber o peso específico do alumínio e as vantagens que este metal oferece.

Leia também: Brise de Alumínio Amadeirado – Modelos e Inspirações

Peso específico do alumínio

O alumínio, como elemento, pesa cerca de 2,70 g/cm³, o que se traduz em aproximadamente 35% do peso do aço e 30% do peso do cobre. Em outras palavras, a leveza é uma de suas principais características.

Para saber o peso específico do alumínio que você vai adquirir, basta utilizar a seguinte fórmula: Peso = Largura x Comprimento X Espessura x Peso Específico. Evidentemente, o valor do produto varia bastante por conta disso, e o alumínio já possui um preço mais elevado em comparação a outros metais.

Diante do aço carbono, que é uma liga metálica formada por ferro gusa e compartilha diversas propriedades com o alumínio, haverá uma boa diferença entre preço e valor. Uma mesma chapa com medidas genéricas, por exemplo, pesará em torno de 800 gramas se for em alumínio e uns 2 quilos se for em aço carbono, apesar da última ainda sair por um preço mais acessível.

De qualquer forma, o alumínio também é encontrado no mercado em forma de ligas e possui um bom custo-benefício, com sua composição podendo receber metais como cobre, magnésio, silício, estanho e zinco. Aproximadamente 85% do alumínio é utilizado para a forja de chapas e placas laminadas.

Barras de aço carbono.
Barras de aço carbono.

Vantagens de usar o alumínio na construção civil

Agora que você sabe o peso específico do alumínio, é interessante dar uma olhada nas propriedades gerais deste material na indústria moderna. Veja só:

  • Baixo ponto de fusão, a 660 °C (o aço tradicional é da ordem de 1570 °C);
  • Resistência à corrosão, possuindo uma fina e invisível camada de óxido;
  • Excelente condutibilidade elétrica;
  • Sustentabilidade, com 100% de reaproveitamento;
  • Condutibilidade térmica 4,5 vezes maior que a do aço;
  • Antimagnetismo.

Em termos gerais, o alumínio é mais maleável que o aço, é mais simples de ser moldado e pode ser dobrado/extrudado em variados formatos sem quebrar. E apesar do aço ter maior resistência mecânica, podendo ser levado ao limite sem rachar ou quebrar, o alumínio possui maior durabilidade contra agentes químicos.

Uma chapa de aço precisa de revestimento, pintura ou acabamento para protegê-la da corrosão ou ferrugem, principalmente se estiver em ambientes úmidos. Saiba tudo sobre este processo de galvanização neste outro artigo.

Utilidades do alumínio

Como dissemos, o peso específico do alumínio está diretamente ligado ao seu valor final e, sendo assim, isso vai influenciar na sua decisão de compra. Contudo, diante desses benefícios de longo termo, é difícil achar um cenário onde você não queira investir nesse metal tão versátil – mesmo em meio a tantas opções.

Mas, afinal, onde o alumínio é mais utilizado?

As peças metálicas em alumínio foram, por muito tempo, fabricadas apenas para o ambiente industrial por causa de sua resistência e versatilidade. Hoje, é comum vermos seu emprego em projetos decorativos incríveis e nos mais variados segmentos, complementando a estética e função de lugares como:

  • residências;
  • hospitais;
  • escolas;
  • centros comerciais;
  • escritórios;
  • supermercados;
  • postos de combustíveis;
  • lojas em geral;
  • concessionárias;
  • bancos;
  • estádios;
  • restaurantes;
  • hotéis;
  • repartições públicas.
Brise preto em alumínio.

Você também pode gostar: Fachada de Alumínio – Vantagens e Como Escolher

Com tudo isso dito, talvez agora você esteja interessado em adquirir produtos em alumínio o quanto antes. Se esse for o caso, você está no lugar certo!

Onde encontrar alumínio de qualidade

No fim do dia, é importante contar com um fornecedor sério, que seja capaz de atender seus pedidos com agilidade, independentemente da escala dos seus planos. A Bepex é um desses fornecedores – pois contamos com um processo de comercialização e fabricação ágil do início ao fim. 

Somos uma empresa com mais de 30 anos no mercado e um parque fabril extenso, capaz de produzir cerca de 40 toneladas de chapas expandidas e perfuradas de vários materiais, inclusive o alumínio. Nosso sistema de entregas abrange todo o território nacional!

Sendo assim, oferecemos soluções completas para seu projeto, incluindo peças como forros, brises, fachadas, divisórias, guarda-corpos, entre outros elementos da arquitetura, design e construção civil. 

Entre em contato conosco em nosso site. Um de nossos consultores entrará em contato para sanar todas as dúvidas.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário
plugins premium WordPress