Mezanino Comercial: Conceito, Vantagens e Aplicações

Hoje em dia, um mezanino comercial promete tudo e entrega ainda mais. Sendo um projeto com altíssimo custo-benefício, essa estrutura metálica é a alternativa perfeita para impulsionar o potencial de um espaço limitado ao máximo.

Leia, neste artigo, as principais vantagens e aplicações de um mezanino comercial – e aproveite também para ver o nosso catálogo de chapas expandidas, que podem lhe dar uma melhor ideia para o design do seu próximo projeto.

O que é um mezanino comercial?

Um mezanino é uma estrutura vertical e intermediária de grande porte, disponível em vários materiais, usada tanto para ambientes residenciais quanto comerciais. Neste último caso, seu propósito principal é garantir um melhor aproveitamento de uma área útil, geralmente destinada a estoque e armazenagem de materiais industriais, produtos, ferramentas, equipamentos e matérias-primas.

Como você pode ver na imagem, ele serve como um nível intermediário entre o térreo e o andar superior da construção (se existir). Por outro lado, se a edificação tiver apenas um andar com pé direito alto, o mezanino é a plataforma que fica entre o chão e o teto, mas que não forma um andar paralelo.

Nesse sentido, o mezanino comercial é uma adição popular em galpões e depósitos que guardam itens fundamentais para o funcionamento do local. Uma vez que ela é suportada por pilares e por uma escada inferior, sua plataforma elevada não atrapalha as atividades abaixo e pode ser acessada facilmente no dia a dia do negócio.

Mezanino na construção civil
Um mezanino comercial metálico.

Materiais usados em um mezanino comercial

No mercado, você encontra múltiplas opções para desenvolver uma estrutura funcional e prática em uma faixa de preço que, sobretudo, leva em conta a estética e qualidade do material escolhido. Portanto, os materiais disponíveis têm propriedades únicas, com alguns sendo mais vantajosos do que outros em certos projetos.

Veja só:

  • Madeira: Geralmente, é usada para decorações mais rústicas. A madeira é um excelente material tanto para a estrutura quanto para o piso e também pode ser usada em conjunto com estruturas metálicas para aumentar sua firmeza e vida útil. No entanto, é um elemento delicado, então é importante escolher produtos resistentes e fazer o tratamento adequado para que eles durem por mais tempo. 
  • Alvenaria: A construção do mezanino com alvenaria proporciona uma visão mais clássica do ambiente, sendo usada mais em residências do que em comércios. Entretanto, é necessário considerar a construção de vigas e laje de concreto, o que torna o processo um pouco mais demorado em relação aos mezaninos metálicos, os quais veremos a seguir. 
  • Metal: As estruturas metálicas são muito utilizadas em ambientes comerciais e industriais. O metal é usado tanto nas vigas como no piso e no guarda-corpo, com a vantagem extra de otimizar toda a fabricação. Quando feito em metal, nós temos as chapas expandidas e as chapas perfuradas – que, além de favorecerem a decoração com seus relevos e furos, contam com alta resistência a choques mecânicos e a agentes corrosivos, aumentando seu leque de funcionalidades. O metal é o material mais popular para a fabricação de mezaninos.

As vantagens de um mezanino comercial metálico

Na construção civil, um mezanino de aço é quase indispensável se você quer usufruir de um espaço que é limitado em largura e comprimento, mas explorável em altura. Suas principais características – que, a propósito, podem fazer de um mezanino o investimento mais duradouro do projeto em questão – incluem:

  • ampliação do espaço disponível sem que haja a necessidade de alugar ou comprar outro lugar;
  • sistema reutilizável e geralmente desmontável, podendo ser transferido de acordo com a demanda da empresa;
  • possibilidade de conectá-lo a outros andares, passagens e mezaninos;
  • montagem, instalação e manutenção padronizadas;
  • durabilidade extrema contra reações químicas e choques físicos, podendo ser galvanizado.

Na maioria dos casos, a altura mínima para um mezanino nos códigos de obra municipais é de 2,70 m livre, levando em conta 10 a 15 cm de laje.

Suas aplicações na indústria e arquitetura

Como mencionado no início, este elemento arquitetônico é construído em ambientes com pé direito duplo ou superior – geralmente, em uma área aberta que recebe um guarda-corpo para proteção. O acesso, então, é feito pela escada exclusiva ou comum, permitindo a integração dos ambientes de forma orgânica e econômica.

Mezanino comercial
Exemplo de mezanino comercial (ou residencial).

Sendo assim, há diferentes aplicações dessa estrutura em diversos prédios comerciais. Dentre elas, podemos destacar a construção de:

  • Cômodos extras em uma edificação comercial, como escritórios, postos de saúde, consultórios, recepções e centros de eventos;
  • Salas isoladas de estoque e armazenamento mercantil;
  • Ampliação vertical de indústrias automotivas, mecânicas, químicas e metalúrgicas;
  • Espaços extras em ambientes públicos e privados, como restaurantes e casas noturnas, como camarotes e alas vips.

Optar sempre por materiais resistentes à corrosão e que sejam à prova de fogo – o que já descarta a madeira pura logo de cara – é algo indispensável para estruturas que carregam uma carga considerável, assim evitando que ela ceda e cause acidentes desnecessários. Similarmente, você deve estudar a planta do piso antes de instalar qualquer peça em um edifício, pois ele precisa aguentar o peso dos materiais e, se for o caso, o tráfego constante de pessoas e maquinários.

Dessa forma, devido a vários motivos de segurança e salubridade, é importante que o material escolhido faça jus ao ramo de atividade do local. É por isso que, com a versatilidade em mente, sempre recomendamos as diversas variações do metal para construir um mezanino comercial de qualidade.

Por que escolher a Bepex 

Caso você tenha optado pelo uso de chapas metálicas na instalação do seu mezanino, não deixe de consultar a Bepex. Somos uma empresa com mais de 30 anos de experiência na fabricação de chapas expandidas e perfuradas – moldando estruturas como brises, fachadas, mezaninos e plataformas industriais para clientes de todo o Brasil.

Sim, a Bepex conta com um sistema de entregas em território nacional – e nosso parque fabril de 10 km² conta com capacidade de produção superior a 400 toneladas de chapas por mês. Adotamos um processo de produção moderno e eficaz, capaz de trazer um excelente custo-benefício a qualquer projeto. 

Quer saber mais? Então conheça nossa proposta e fale com um de nossos consultores para sanar todas as suas dúvidas ainda hoje!

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário