O que é metalon? Funções e aplicações na indústria

O metalon é um aço altamente versátil na indústria metalúrgica e na área de construção civil. Suas propriedades resistentes fazem do material um elemento crucial na montagem de edificações, estruturas suspensas, fachadas externas, maquinários e equipamentos ao ar livre. Mas o que é metalon, afinal de contas?

Continue lendo o artigo para descobrir os detalhes deste metal tão conhecido – e ver se vale a pena adquirir o produto para seu próximo projeto.

O que é metalon?

O metalon é um tubo metálico desenvolvido por meio de uma mistura de aço carbono. Ele é confeccionado a partir de folhas menores de altíssima qualidade, que são então soldadas e moldadas em formatos retangulares, quadrados ou redondos para venda.

No Brasil, o valor do metro do metalon é, em média , R$70.

Tubos comerciais de metalon.

Sendo uma liga de metal resistente, o metalon é capaz de compor uma série de estruturas metálicas, tais como: tubulações elétricas e hidráulicas, corrimões de escada, janelas, portas, plataformas e pisos, brises, entre outros. Nos setores de decoração e serralheria, sua popularidade é imensa.

Portanto, essas características oferecem uma resistência estrutural a praticamente qualquer projeto, em especial quando comparado a materiais mais tradicionais, como a madeira e até o alumínio. Ademais, se ainda passar pelo processo de galvanização – onde uma capa protetora de zinco é usada para cobrir a superfície do metal – sua resistência a choques mecânicos e intempéries do clima dobra de forma exponencial.

Leia também: Como Calcular Peso de Barra Redonda

Vantagens do metalon

A composição do metalon não deixa nada a desejar. Veja abaixo os principais benefícios de usar este material em uma instalação, seja ela interna ou externa:

  • Resistência e durabilidade a longo prazo: O metalon é anticorrosivo e antioxidante; isso quer dizer que móveis e imóveis que utilizam essa composição em sua estrutura não são afetados por efeitos climáticos nem por reações químicas, preservando a integridade da sua aparência.
  • Leveza: Apesar de ser muito forte, sua densidade razoável permite que esse material seja integrado em qualquer ambiente (e em qualquer temperatura), a exemplo de cozinhas e áreas gourmet.
  • Versatilidade estética: A beleza deste aço é ainda melhor aproveitada quando em conjunto com vidro, madeira e plástico, materiais comumente encontrados em nossas residências e comércios. Qualquer que seja o design do seu local, o metalon pode complementá-lo com um alto custo-benefício.
  • Fácil manutenção e higienização: Quando instalado em espaços externos, é necessária apenas a limpeza periódica com um pano e uma eventual adição de lubrificante caso o clima seja muito úmido ou sofra com a ação da maresia.
  • Controle de qualidade: O metalon é um material produzido em larga escala, amplamente usado na construção civil e em diversos ramos de atividade sob uma vigilância constante. É atóxico, reciclável, resistente a impactos, a traumas mecânicos e ao vento e não propaga chamas.
  • Conforto: Quando utilizados em estruturas e móveis, o metalon muitas vezes alivia a sensação térmica no caso de muito calor ou frio, também ajudando no isolamento acústico do ambiente. Basicamente, funciona como uma “barreira” extra quando os sons externos incomodam, por exemplo.
O metalon no design de interiores.

Leia também: Os Melhores Modelos de Gradil para o seu Projeto

Encomende suas peças metálicas com a Bepex!

A Bepex é uma empresa que atua na produção de chapas de metal dos mais variados tipos. Somos referência na produção de chapas expandidas e chapas perfuradas no mercado brasileiro – e de várias outras peças que podem ser empregadas em qualquer ramo industrial.

Durante nossos 30 anos de trabalho, construímos um parque fabril de mais de 10 km² capaz de produzir cerca de 400 toneladas de chapas por mês. E o melhor de tudo: contamos com um sistema de encomenda para os nossos clientes em todo o território nacional.Quer saber mais? Então entre em contato conosco e peça um orçamento – um dos nossos consultores entrará em contato para sanar todas as suas dúvidas.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário