Brise de metalon – Versatilidade, beleza e durabilidade

A arquitetura de muitas edificações como escritórios, prédios residenciais e públicos apresenta grandes áreas envidraçadas. O intuito é captar a luz natural, criar uma sensação de que o espaço interno é maior, de modo a melhorar o conforto dos usuários e moradores. 

Entretanto, a temperatura e a passagem de luz em excesso exigem medidas de controle, a exemplo do brise soleil, em especial o brise de metalon, cujas qualidades permitem atender às principais necessidades das edificações. 

Continue lendo o post, entenda um pouco mais sobre os brises de metalon, suas vantagens e porque optar por eles em sua obra. Acompanhe!

O Brise de metalon traz mais versatilidade ao projeto

Brises são a abreviatura de brise soleil, um elemento arquitetônico formado principalmente por lâminas de metal ou madeira cujo objetivo é reter ou permitir a entrada de luz e ventilação. 

Os brises de metalon estão entre os melhores brises, visto as características do material e as possibilidades de desenvolver diferentes projetos para diversos tipos de fachada. Trata-se de um material comumente empregado em brises em fachadas de prédios residenciais, comerciais, repartições públicas como hospitais, escolas, entre outros. 

A principal vantagem é a versatilidade, o que permite desenvolver projetos modernos, funcionais, independente se as lâminas são verticais ou horizontais, se as aletas são fixas ou móveis, da altura, dimensões, entre outras características. 

Outro ponto aqui é a possibilidade de “conversar” com a decoração, principalmente nas mais modernas. O metalon é um material disponibilizado em diferentes espessuras e dimensões, e pode receber diversos tipos de revestimentos e tintas, o que amplia  possibilidades na arquitetura e decoração. 

Você tem a possibilidade de desenvolver projetos incríveis, exclusivos e com diferentes roupagens, desde as mais conservadoras às industriais.  

Leia também: Fachada com brises metálicos

Maior funcionalidade ao projeto

Os brises de metalon são projetados para sobrepor as vidraças para justamente evitar que a luz e o calor do sol entre diretamente no ambiente, reduzindo assim o superaquecimento. As lâminas permitem a entrada de luz de baixo nível de manhã e à noite, e reduz o sol direto durante a tarde. Basicamente, basta abrir ou fechar as lâminas para aliviar a sensação térmica. 

As lâminas de metalon ainda ajudam no isolamento acústico, funcionando como uma barreira a mais quando o som externo não agrada. 

O mesmo vale para a privacidade, visto que o brise assegura que as pessoas no interior da edificação tenham uma visão ampla do que acontece na parte externa, mas, dependendo do ângulo, isso não é possível para quem está do lado de fora.

Os brises de metalon podem ser fixos ou móveis. Os fixos, como o nome sugere, apresentam uma estrutura que não permite a abertura e fechamento das lâminas, cujo ângulo entre elas é definido conforme uma série de fatores, principalmente a orientação em que a fachada aponta, o que vai definir qual o horário de maior incidência de luz. 

Já os modelos flexíveis permitem que o usuário altere a posição das lâminas conforme a incidência de luz, a necessidade de passagem de ventilação, bem como a necessidade de privacidade. 

Os brises também são divididos entre horizontais e verticais. Os horizontais são indicados para fachadas voltadas para o norte, pois recebem mais luz solar durante o dia. Já os verticais são ideais para fachadas leste e oeste. O metalon se adapta as duas versões, assegurando um bom desenvolvimento do projeto. 

Maior custo-benefício do Brise de Metalon

As lâminas de metalon podem dinamizar o seu projeto de brises em todas as fases, desde o projeto até a manutenção. Isso porque apesar de ser uma liga metálica, o metalon é relativamente leve se comparados a outros materiais, facilitando o transporte, manuseio, armazenamento e instalação, inclusive em estruturas elevadas. 

O metalon é um material produzido de aço carbono, uma liga de metal resistente, capaz de compor uma série de estruturas metálicas, como tubulações elétricas e hidráulicas, corrimões de escada, janelas, portas, entre outros. 

Essas características permitem que os brises apresentem grande resistência estrutural. Quando comparado a madeira e até outras ligas metálicas, a resistência mecânica e a intempéries do clima são bem superiores. 

A manutenção também é simples, sendo necessária apenas a limpeza periódica e adição de lubrificante se o brise for instalado em áreas muito úmidas ou que sofrem com a ação da maresia. 

A importância de contar com bons fornecedores e mão de obra

O projeto de brise precisa atender as necessidades da edificação. Isso significa que o material precisa ser de qualidade, adequado às medidas da fachada, o projeto deve atender às expectativas dos usuários e a mão de obra precisa ser qualificada. 

Tudo isso começa com o fornecedor e a Bepex não decepciona. Com uma cartela de clientes formadas por empresas, engenheiros, arquitetos, entre outros profissionais, nossa companhia é altamente capacitada para desenvolver brises de alto padrão. 
Temos mais de 30 anos de experiência na produção de diferentes tipos de chapas, com as especificidades ideais para atender aos mais exigentes padrões. Quer saber mais? Acesse o site, conheça o nosso portfólio e fale com um dos nossos consultores.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário