Chapa perfurada decorativa: Vantagens e aplicações

A chapa perfurada deixou de ser uma exclusividade do ambiente industrial e passou a ser um elemento capaz de compor decorações surpreendentes, justamente por ser um produto com uma série de benefícios, como veremos ao longo deste artigo. 

Hoje em dia, as chapas perfuradas servem perfeitamente para compor, por exemplo, paredes ou divisórias em um projeto arquitetônico sofisticado, podendo ser o elemento principal da decoração. 

Continue lendo o post, e saiba mais sobre o uso da chapa perfurada decorativa. 

A evolução do uso da chapas perfurada decorativa

As chapas perfuradas já existem no mercado há quase 100 anos, inicialmente como elementos de filtragem em indústrias, passando para a construção civil, até chegar à arquitetura e decoração. 

O processo de fabricação permanece o mesmo: uma chapa de metal, geralmente o aço, recebe estampos de furos de acordo com um molde. A grande vantagem aqui é a possibilidade de diversificar desenhos, diâmetros e distâncias. E é justamente essa característica que funciona para os projetos arquitetônicos e de decoração. 

Com a possibilidade de diversificar as formas, veio também a ideia de empregá-las em um campo que não fosse apenas o industrial. E isso fez com que esse tipo de chapa desse um salto rumo à sofisticação.

Arquitetos, designers e engenheiros passaram a ver com bons olhos o material, que pode ser usado de acordo com a criatividade desses profissionais. Eles passaram a ter em suas mãos um produto resistente, relativamente barato se comparado a outros semelhantes e fácil de aplicar no projeto. 

A partir daí houve uma, digamos, migração, inicialmente em construções públicas e projetos inovadores, até chegar em residências, ambientes comerciais, voltados para a arte e cultura, entre outros.  

Maior funcionalidade

Chapas perfuradas não oferecem apenas uma ótima estética, como também otimizam o desempenho geral da edificação. Como característica distintiva, têm a capacidade de proporcionar uma visão única para o projeto sem comprometer o desempenho.

Um dos principais benefícios das fachadas perfuradas é a passagem de luz e ventilação sem comprometer a privacidade. Um exemplo é um edifício em Taiwan que utilizou chapas perfuradas em sua fachada para reduzir o problema da falta de luz. Confira!

Nesse caso, a chapa perfurada foi a opção escolhida, visto que o vidro liso não oferecia a mesma privacidade, havia o risco de quebra e manutenção constante. 

Apenas com essa possibilidade de passagem e luz e ventilação, as chapas perfuradas garantem um desempenho maior da edificação como um todo. Há a redução do calor interno produzido pela luz solar, reduzindo a necessidade de resfriamento constante, assim há uma queda também no consumo de energia, visto a menor demanda por ar-condicionado. 

Alto custo-benefício da chapa perfurada decorativa

A chapa perfurada decorativa é realmente um material que permite desenvolver projetos inovadores, com um alto custo-benefício. Você tem um produto relativamente leve se comparado a outros semelhantes, fabricado com materiais flexíveis, permitindo uma manipulação mais livre, o que facilita principalmente seu manuseio.  

As chapas perfuradas podem ser transportadas e armazenadas com facilidade e como são resistentes, não exigem grandes cuidados para sua armazenagem. Durante a instalação, é possível usar diferentes técnicas que priorizam a segurança e a praticidade.

A manutenção também é simples, visto que o material é resistente a intempéries do clima, como aumento de temperatura, chuva, tempo seco, entre outros. A própria estrutura não permite o acúmulo de resíduos, no entanto, é importante fazer a limpeza esporadicamente. 

Além disso, em locais de umidade alta ou em regiões litorâneas, é recomendado o uso de um lubrificante para evitar que esses agentes externos comprometam a estrutura. 

Por fim, também temos o apelo sustentável das chapas perfuradas. Os materiais usados para sua fabricação, como aço, alumínio, entre outras ligas metálicas, são 100% recicláveis. 

Onde empregar as chapas perfuradas decorativas?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a chapa perfurada decorativa, vamos a algumas aplicações:

Na parte externa

Na parte externa das edificações temos chapas perfuradas principalmente em fachadas, como um elemento bastante versátil. Pode ser uma fachada com apenas um desenho de chapa, com o mesmo diâmetro de furo, ou ainda mesclando diversas formas, ou com outros materiais, como chapas lisas, chapas expandidas, entre outros. 

A parte externa também pode receber os brises, elementos arquitetônicos flexíveis, que podem ser abertos ou fechados para passagem de luz e ventilação. Além dele, chapas perfuradas compõem guarda-corpo, plataformas suspensas em geral, como mezaninos, rampas, segundo piso, etc. 

Também aumenta a segurança do ambiente quando usada como grades, cercas, para compor portas ou portões. Nesses casos, é recomendado um material mais resistente, como aço galvanizado. 

A grande vantagem aqui está justamente na resistência, o que permite suportar grandes pesos, no caso dos pisos suspensos, bem como as às intempéries do tempo, como já mencionado. 

Na parte interna

Na parte interna das edificações, há também um “mundo” a ser explorado, do piso ao teto, literalmente. Chapas perfuradas podem ser empregadas em pisos, paredes, forros, portas, janelas, enfim, o que a criatividade mandar. 

Na Universidade de Bocconi, em Milão, as chapas perfuradas foram instaladas nas janelas como uma alternativa ao vidro. Com um acabamento em branco prateado, a estrutura permite a passagem de luz durante o dia e produz um efeito “lanterna” à noite. Sem contar o aspecto visual que deu ao ambiente. Confira!

E é isso que esse tipo de chapa proporciona quando instalada em ambientes internos: maior beleza, sem perder a praticidade e as demais vantagens. Trata-se de um produto considerado “bruto”, mas que ao mesmo tempo traz leveza ao ambiente. 

Onde encontrar chapas perfuradas decorativas?

Na Bepex. Somos uma empresa especializada em chapas perfuradas e usamos toda nossa experiência para ajudar os clientes a desenvolverem projetos que traduzem todas as vantagens deste produto. 

Com mais de 30 anos de mercado, nossos profissionais estão capacitados para tirar todas as dúvidas, indicar os melhores desenhos e características que o ajudarão a tornar seu projeto único. 

Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça o portfólio e veja o que podemos fazer por você, e sua edificação. 

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário