Onde usar o brise fixo metálico e por quê

Nos últimos anos, utilizar brises metálicos em fachadas urbanas é uma tendência que só tem ganhado força. Afinal de contas, essas lindas peças agregam um valor imenso a qualquer edificação, servindo propósitos estéticos e funcionais e estando disponíveis em diversos modelos. Um desses modelos é o brise fixo – o foco deste artigo.

Leia aqui sobre as suas vantagens e funções – ou clique aqui para checar nosso guia completo sobre esses produtos.

O que é o brise fixo?

Em termos gerais, brise é a abreviação do termo francês brise-soleil, que significa quebra-sol. Como o próprio nome sugere, é um dispositivo arquitetônico instalado nas fachadas dos edifícios com o intuito primário de proteger o interior do espaço contra a incidência dos raios solares nos diferentes períodos do dia.

O brise fixo é um modelo que não permite ajustes e movimentações – permanecendo na mesma posição desde a sua instalação, como uma parede ou telhado. Este modelo é a contraparte do brise móvel, o qual age como uma janela e pode ser manuseado para dentro ou para fora em seu próprio eixo.

Essas estruturas são ideais para espaços com alto fluxo de pessoas – como edifícios públicos, museus, estabelecimentos comerciais e escritórios – uma vez que o indevido manuseio (o famoso “abre-fecha”) pode comprometer sua vida útil. No caso, se for fixa, o brise metálico que não sofre contato humano dura por muitos e muitos anos.

Brise Fixo
Exemplo de brise fixo em residência.

Vantagens do brise fixo metálico

É possível fabricar um brise fixo de metal em aço carbono, inox, zinco, cobre e alumínio, com esse último sendo o mais popular do elenco. Sendo um investimento de longo termo, seus principais benefícios incluem:

  • Proporciona maior precisão à engenharia da construção;
  • Material não combustível, diminuindo as chances de incidentes com fogo;
  • Excelente controle de qualidade, devido à produção industrial;
  • Moldado de acordo com as preferências de cada um;
  • Permite a passagem de ventilação e iluminação naturais;
  • Complementa a privacidade de janelas;
  • Valorização do imóvel;
  • Promove o controle de temperatura interna.
  • Pode simular texturas por meio de pinturas especiais.

O último item, em especial, chama bastante atenção – pois muitas pessoas, quando pensam em metal, já o relacionam com aquela característica cinzenta e brilhante de grande parte da indústria. Aqui, um brise fixo de boa procedência pode ser integrado à estética local por meio de um vasto (e versátil) catálogo cromático.

As pinturas incluem, por exemplo, vermelho, azul, amarelo, verde, preto e branco. Alguns revestimentos mais complexos também podem camuflar a superfície metálica dessas peças, como é o caso do brise de alumínio amadeirado.

Brise de metal amadeirado.

Utilidades do brise na construção civil

Como mencionado, o brise de metal é usado tanto em prédios residenciais como comerciais. Ainda assim, algum planejamento prévio será necessário antes de decidir o modelo fixo perfeito para você – e é por isso que consultar um provedor de confiança é ideal.

Além de controlar a temperatura ambiente, o objetivo principal de um brise é servir como proteção extra contra o sol, que bate direto na parede externa de uma instalação. Nesse sentido, é importante considerar a posição e ângulo do seu brise.

Veja como a interferência da orientação solar na arquitetura se estabelece:

  • Fachadas voltadas para o norte: De acordo com as coordenadas geográficas, é o tipo de fachada que recebe maior incidência solar no decorrer do dia. Excelente opção para a economia de energia, pois o imóvel é muito beneficiado pela luz natural.
  • Fachadas voltadas para o sul: É a orientação que gera maior umidade e que recebe menor incidência solar no decorrer do dia. Arquitetos indicam que sejam destinadas a este tipo de fachada as áreas de menor permanência, como áreas de serviço, lavanderias, escadas e garagens.
  • Fachadas voltadas para o leste: Recebem maior incidência solar na parte da manhã. Esse fator pode ser positivo principalmente em regiões quentes, onde o superaquecimento do período vespertino.
  • Fachadas voltadas para o oeste: Fachadas oeste receberão maior incidência solar no período da tarde. As regiões frias são bastante beneficiadas com esse tipo de fachada, pois receberão os raios solares no período em que estiverem mais fortes, auxiliando o conforto térmico.

Desvantagens do brise fixo

Para terminar, devemos falar sobre o outro lado da moeda. Comparadas aos seus benefícios, as desvantagens de um brise fixo não são muito impactantes, mas ainda é essencial levá-las em consideração.

A primeira é o custo mais elevado. Como há vários elementos compondo uma única peça (cor, material, espessura, etc), os valores podem variar de forma considerável, ainda mais quando existem alternativas mais baratas no mercado, como as chapas expandidas.

A segunda, infelizmente, é a manutenção frequente. A limpeza periódica desse brise pode ser dificultada pelo fato dele ser fixo – uma vez que se requer um esforço manual para alcançar cada cantinho, diferentemente do brise móvel. Se sua fachada estiver localizada em um lugar alto, mantê-la em perfeitas condições será uma tarefa árdua, tendo que ser feita com extrema cautela.

Materiais Para Brises
Brise fixo como fachada adornada.

Encomende seus metais com a Bepex

Fabricando metais desde 1991, nossa equipe captura a paixão pelo design urbano e é capaz de transformar qualquer projeto em realidade. Trabalhamos com uma variedade de metais, como: ACM, Alumínio, Aço Inox, Aço Carbono, Cobre e Zinco. Desta forma, é possível escolher qual deles corresponde melhor aos objetivos do projeto.

Se você também ficou encantado com as maravilhas dos brises fixos, entre em contato conosco para fazer um orçamento agora mesmo e colocar seu sonho em prática! A Bepex está disponível para quaisquer dúvidas e informações extras.

A propósito, você já ouviu falar do forro metálico colmeia? Como uma peça arquitetônica, suas características se assemelham bastante aos brises coloridos fixos que mencionamos no artigo. Clique aqui para ler tudo sobre as suas peculiaridades!

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário