Brise de Alumínio Amadeirado: Modelos e Inspirações

O brise de alumínio amadeirado é um produto maravilhoso. O nome já diz tudo: parece madeira, mas não é. No mundo da construção civil e design arquitetônico, sua aplicação em obras modernas tem visto uma ascensão gigantesca, seja na área comercial ou residencial. Mas você sabe o porquê disso?

Continue lendo o artigo para descobrir um pouco mais sobre o brise de alumínio amadeirado – e o que esperar dessa peça peculiar. Se estiver procurando informações sobre brises metálicos em geral, clique aqui para ser direcionado ao nosso guia completo.

O que é o brise de alumínio amadeirado?

O brise de alumínio amadeirado é uma variação dos brises metálicos usados, em sua maioria, para fachadas, passarelas, pergolados, divisórias e janelas externas. Fabricado com uma pintura opaca e acabamento em alto relevo, ele busca simular ripas de madeira em suas matrizes e tons.

Este brise é bastante procurado por pessoas que valorizam o visual orgânico da madeira em construções modernas, mas que não são fãs da dor de cabeça que é manter o material original em boas condições. Nesse caso, o metal é o substituto perfeito para criar a sua casa ou loja dos sonhos e garantir um investimento de longo prazo.

O brise amadeirado pode ser moldado de diversas formas – e o seu preço varia de acordo com cada provedor e as especificações escolhidas. No mercado, existem modelos retráteis, verticais, horizontais, fixos, entre outros. Basicamente não há limites no quesito estético.

Leia também: Brise Horizontal e Vertical – Quando Usar Cada Tipo?

Vantagens deste produto

Em contraste com os verdadeiros brises de madeira – cuja composição natural permanece inalterada no produto final – os brises metálicos possuem propriedades com um melhor custo-benefício. Dentre seus pontos mais fortes, podemos citar:

  • Fácil manutenção, com limpezas semestrais ou até anuais, dependendo do ambiente em que for instalado;
  • Material leve e de fácil manuseio;
  • Proporcionam maior precisão à construção local;
  • Material não combustível, diminuindo as chances de incidentes com fogo;
  • Excelente controle de qualidade, devido à produção industrial.

O maior destaque, no entanto, é o fato de que o metal não dilata nem retrai como a madeira. Como sabemos, a variação constante dos níveis de umidade e incidência solar causam defeitos e disfunções na estrutura de certos materiais, algo que não se aplica ao alumínio – mesmo sob exposição a extremas condições climáticas.

Por ser praticamente imune a esses efeitos (especialmente quando é galvanizada), é comum que arquitetos mais criativos usem essa composição durável para integrar cores e formatos personalizados a uma construção. Com a madeira tradicional, muitos projetos se tornam inviáveis e até impossíveis, em parte pela sua deterioração inevitável e em parte por requerer uma limpeza periódica.

Exemplos de projetos com o brise amadeirado

Além da proteção solar e controle de temperatura, os brises amadeirados também oferecem elementos decorativos tanto dentro quanto fora da instalação, trazendo toques de modernidade e genialidade a várias ideias urbanas por aí. Veja alguns bons exemplos que separamos abaixo:

Brise amadeirado como porta de correr. Sua sutileza se integra às paredes externas sem chamar muita atenção.
Brise amadeirado simulando cortina, enfatizando um design lateral contemporâneo.
Exemplo de brise retrátil (em seu eixo) como fachada elegante. Providencia uma ótima ventilação natural.
Brise simulando madeira em janelas externas e porta de correr.

Encomende seus metais na Bepex!

Como pode ver, suas possibilidades são inúmeras. E se você deseja adquirir brises de alumínio para o seu projeto, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe assim que possível! Aproveite para ver o nosso catálogo de chapas, forros, brises e muitos outros produtos aqui.

Fabricantes de metais desde 1991, a Bepex conta com um atendimento especializado e um sistema de entregas em todo o território nacional. É só nos mandar a ideia do projeto que produziremos todas as suas peças metálicas do jeito que você pediu!

Nesta mesma linha, leia também: Painel Metálico Perfurado – Utilidade e Vantagens

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário