Proteção em chapas metálicas contra corrosão

Nos projetos arquitetônicos atuais, a utilização de chapas metálicas vêm ganhando espaço devido às vantagens apresentadas. Além de comporem o projeto estrutural, outro grande segmento ocupado é a decoração de fachadas em geral. Os fatores determinantes para o aumento exponencial de sua utilização são: grande variedade de tamanho, formatos, designs e acabamentos aliados à fácil instalação e resultado em um curto período.

Ainda, a possibilidade de unir a resistência mecânica com os aspectos visuais, como diferentes formas e acabamentos, é o que torna os materiais metálicos ideais para tal aplicação. A estabilidade de propriedades com o passar do tempo faz com que os riscos estruturais sejam reduzidos, assim como a necessidade de revisão e manutenção.

Associado ao emprego de metais como principais componentes de fachadas está a suscetibilidade às intempéries aos quais está exposto como chuva, umidade, mudanças de temperatura, poluição e agentes abrasivos. Estas condições são propícias para que algum mecanismo de desgaste tenha seu processo iniciado. Nesta aplicação, o grande risco envolvido é o de desgaste por corrosão uniforme.

A corrosão do material está intrinsecamente ligada ao meio em que está inserido e sua capacidade em adequar-se de maneira que não seja atacado. De forma genérica, o metal reage com o meio, trocando elétrons e formando óxidos indesejados. A peça, que antes tinha aspecto brilhoso, após a reação tem mudança de coloração, torna-se opaca e o produto da reação se desprende da superfície.

Como impacto negativo também é importante salientar que em situações severas a corrosão pode acarretar em perda das propriedades mecânicas. O ataque pode não ser limitado somente à superfície, mas sim adentrar ao centro do componente e torná-lo frágil.  Logo, se o processo oxidativo não for detectado e tratado em seu início, tanto as propriedades estruturais, quanto o design são prejudicados.

No mercado há diversas maneiras de prevenir e remediar os possíveis danos causados pelo desgaste corrosivo. O principal deles é a formação de um filme protetivo sobre a superfície, impedindo o contato entre o ambiente corrosivo e o metal.

Formas de proteção contra corrosão

Uma maneira prática de proteção é a escolha de metais que são resistentes à corrosão. Esses materiais têm a capacidade de formação de um filme, compostos por óxidos, que são extremamente resistentes e impedem que o metal fique exposto com a atmosfera. O aço inox, por exemplo, é um desses materiais que em seu primeiro contato com o ambiente forma uma fina camada de óxido de cromo (oriundo de sua composição) de aspecto metálico e brilhante. Em materiais que não formam este óxido protetor de forma espontânea é possível aplicar substâncias que estimulem este processo.

A aplicação de revestimentos é outra alternativa, e diversas vezes a de melhor custo-benefício. Além da mudança de cor, é possível ter como resultado diferentes acabamentos, como uma superfície fosca. O revestimento alumínio, por exemplo, é uma ótima opção protetora, já que confere elevada resistência à corrosão e excelente acabamento, influenciando diretamente na estética do produto final. O depósito da camada desse metal também pode ser realizado por aspersão térmica. É possível a aplicação de uma fina cobertura de alumínio em aço carbono, diminuindo o custo do produto final.

Outros métodos para a formação desta camada protetiva partem do princípio de adicionar à superfície um material que seja resistente. A pintura consiste na aplicação de uma camada de material polimérico recobrindo o material base. A galvanização consiste na deposição de outro metal, mais comumente zinco, cromo ou estanho, através de um banho eletrolítico. 

Como pode-se ver, são inúmeras as alternativas disponíveis. Não existe um melhor que o outro. Cabe ao projetista, a partir da análise dos seus critérios técnicos, estéticos e financeiros, fazer a escolha mais assertiva para a aplicação estudada.

Conheça a Bepex

Nossa equipe profissional trabalha com a produção de metais expandidos e perfurados há mais de três décadas. Nosso objetivo é garantir a satisfação total para você e o seu projeto! Saiba mais sobre nossos serviços clicando aqui ou solicite um orçamento conosco desde já.

Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Rijeza, especialista em revestimentos contra desgaste.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário