Chapa Antiderrapante de Ferro: O Que Você Precisa Saber

Como já vimos anteriormente aqui no blog, as chapas metálicas possuem diversas funções. Além de servir como base para a maioria dos projetos atuais, esse material industrial padrão conta com tudo que um bom piso necessita num só lugar: preço barato, resistência, segurança e maleabilidade. Quando comparadas a materiais alternativos, vemos o quão vantajosas são as propriedades das chapas de ferro para a construção civil.

Com isso dito, continue lendo para desvendar as possibilidades que a chapa antiderrapante de ferro apresenta. 

O que é a chapa antiderrapante de ferro?

A chapa antiderrapante de ferro é uma variação do piso metálico – mais especificamente, um de seus modelos no mercado. Levando em conta o processo de fabricação dessas peças, é comum que algumas pessoas valorizem atributos específicos para projetos distintos, e a forma do metal pode ser moldada de acordo com essas preferências.

No caso da chapa antiderrapante, o seu fator peculiar já se encontra no nome. Com laminação a quente, a superfície desse piso é designada com a segurança local em mente, tendo em vista a sua aderência contra escorregamentos e deslizes.

Seguindo a linha da sua família de modelos metálicos, esse tipo de chapa é tão durável quanto. Afinal de contas, ainda há a mesma exigência de absorção de impactos e choques mecânicos do dia a dia. Como esses pequenos relevos podem ser personalizados, essas peças são ideais para arquitetos e engenheiros que buscam algo eficiente e, ao mesmo tempo, estético para suas estruturas.

Usos e benefícios

Qualquer chapa antiderrapante será útil em lugares de alta movimentação, sejam esses públicos ou privados. A versão mais comum encontrada no mercado é a chapa xadrez (cujas características você pode notar aqui), que possui um desenho já padronizado pela indústria, mas é claro que suas escolhas não se limitam aí.

Além daquelas já citadas, as vantagens que um piso desse tipo oferece são inúmeras e são usufruídas por diferentes setores. Por ser uma plataforma leve e anticorrosiva, uma chapa de ferro pode ser aplicada em diferntes locais, por exemplo:

  • chão e paredes de transporte público ou particular
  • escadas, rampas e passarelas urbanas
  • parapeitos externos
  • bases de maquinaria e garagem
  • patamares, viadutos e áreas de passagem
  • suporte de pilares e pavimentos
  • veículos de emergência (como ambulâncias) e caminhões de bombeiro

As áreas comerciais em centros urbanos geralmente têm uma demanda considerável pelas chapas antiderrapantes. Isso se torna evidente quando locais expostos a condições escorregadias – como chuva e derramamento de líquidos – se esbanjam do barulho metálico dos passos da multidão. Na próxima vez que for a um supermercado, preste atenção no tipo de rampa em que os carrinhos andam.

Quanto custa a chapa antiderrapante de ferro?

Embora possuam um dos melhores custo-benefícios, esses produtos vêm com uma margem oscilável de preço. Fatores determinantes incluem a espessura das peças, o tipo de metal, o desenho do relevo e, claro, a quantidade total de chapas de ferro.

Para completar o seu projeto, muitas vezes o planejamento precisa começar do zero e a ajuda de um profissional sempre é recomendável. Em algumas regiões, a forma de entrega dos produtos requer mais cuidado do que a instalação em si.

De qualquer maneira, em ambos os casos o melhor resultado é atingido pela interação entre cliente e provedor. Nesse sentido a Bepex pode ajudar.

Encontre as melhores chapas metálicas na Bepex

Nossa equipe profissional trabalha com a produção de metais expandidos e perfurados há mais de três décadas. Nosso objetivo é garantir a satisfação total para você e o seu projeto! Saiba mais sobre nossos serviços clicando aqui ou solicite um orçamento conosco desde já.

Aliás, você gostaria de saber da capacidade de carga da chapa xadrez? Leia nosso artigo sobre as especificações técnicas deste modelo para ter uma ideia mais clara para o seu projeto!

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário