Tela de Proteção de Aço: O que é, tipos e como escolher

Utilizadas de várias formas e nos contextos mais diversos, as telas de proteção de aço são itens imprescindíveis em qualquer tipo de projeto.

Elas são o meio mais viável de garantir segurança e versatilidade aos resultados do seu trabalho.

Entretanto, desconhecer os tipos de tela e as utilidades de cada um de seus gêneros pode te levar a fazer uma escolha inadequada para os objetivos e ambientes que tem em mente.

Então, entenda cada detalhe que você precisa saber sobre esse assunto para que você não seja o próximo a cair nesse erro.

O que são telas de proteção de aço?

Esses objetos, essencialmente, são telas produzidas, especificamente, a partir do aço. Elas podem ser aplicadas em diversos meios, por exemplo: a segurança.

Seus propósitos nesse ramo são variados, enquadrando-se como instrumentos de segurança, aparecendo tanto em propriedades quanto objetos sensíveis. Algumas de suas finalidades são:

  • Impedir invasões
  • Impedir acesso de locais de risco
  • Proteger objetos sensíveis
  • Servir de guarda-corpo

Além disso, esses itens levam consigo os benefícios de, também, permitirem a entrada de luz, circulação de ar e visão através deles.

É importante ressaltar que existem diferentes tipos de aço que são utilizados para fabricá-las.

Um desses gêneros de aço é o aço galvanizado, liga de ferro-carbono que passou por um tratamento que consiste no revestimento do mesmo com zinco para que resistisse melhor à corrosão.

Outro deles é o aço inox, aço com componentes como crômio que reduzem sua tendência a oxidar, ou seja, enferrujar de acordo com um artigo (página 8) do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Santa Catarina.

Tipos de telas de proteção de aço: formas e composições

Quando você leu a palavra “telas”, é quase certo que imaginou vários fios entrelaçados como em um tecido. Contudo, os itens em questão não se restringem a essa definição.

Esses artigos podem aparecer como tramas de fios de aço (Telas de Alambrado), conforme dito anteriormente, filamentos de aço soldados (Tela de aço soldado) ou até como chapas de metal, expandidas ou perfuradas.

Verifique, abaixo, as particularidades de cada tipo de tela antes de definirmos como escolher a peça perfeita.

Telas de Alambrado

São como redes, mas de aço. E, assim como nas redes, os fios são entrelaçados entre si por dobras em zigue-zague e podem recorrer a diversas formas geométricas que se adequam a diferentes situações.

Uma das tramas recorrentes em locais de maior nível de segurança é a losangular, pois essa forma dificulta a escalada e proporciona firmeza à tela. Por isso, são usadas em grades de segurança, divisórias resistentes e guarda corpos.

Essas telas podem ser tanto de aço envolvido por pvc como de aço galvanizado, ou seja, aço revestido com zinco, o que traz mais resistência à corrosão.

Por ser uma trama de vários filamentos sem nada que os prenda uns aos outros além das dobras, esse tipo de tela costuma apresentar uma certa flexibilidade.

Tela soldada

Assim como o item apresentado anteriormente, essa tela é formada pela junção de filamentos de aço. Mas não por dobras entre eles e sim por soldas nas interseções entre os segmentos horizontais e os verticais.

As soldas promovem mais estabilidade ao produto do que as contorções e permitem um melhor aproveitamento do material, além de promover uma menor poluição visual.

Muitos donos de terrenos rurais fazem uso desse produto para cercar seu terreno, protegendo-o de invasões de animais e impedindo a fuga do gado, além de demarcar bem as terras.

Essas telas são facilmente instaláveis devido a sua forma retilínea e por serem vendidas em rolos.

Chapa de aço expandida

As chapas de aço expandido são, sem medo de errar, a alternativa mais versátil e adaptável dessa listagem, sendo utilizadas em todo tipo de situação. 

A abertura da malha, a espessura da chapa, a sua composição e o seu acabamento são quatro fatores altamente personalizáveis nesse item.

Esse tipo da chapa é proveniente de um processo de dobramento e expansão, adquirindo um tamanho muito maior do que o original e formando malhas losangulares, que garantem estabilidade ao material.

As telas de aço geradas por esse processo podem ser galvanizadas, tratadas com um revestimento de zinco que protege da corrosão, ou de aço inox, que demora para ser oxidado.

Essas telas são ótimas substitutas das de alambrado, pois são uma peça única, o que aumenta a sua resistência a choques. Além disso, pode-se explorar a sua flexibilidade aumentando e diminuindo sua espessura.

Em adição a isso, elas são de fácil instalação, por serem comercializadas enroladas e por serem peças inteiras e não segmentadas como o alambrado.

Você pode achá-las no link a seguir: https://bepex.com.br/chapas-expandidas/

Chapa de aço perfurada

Esse gênero de telas é conhecido por chamar a atenção em razão de seu acabamento moderno e minimalista, o que agrega à estética do local.

A sua estrutura é rígida e as perfurações são das mais diversas. Buracos grandes ou pequenos, redondos ou quadrados, é o gosto do comprador que define.

Esse tipo de chapa pode ser feito de aço galvanizado e aço inox, resistindo às condições mais diversas, ou até de aço carbono como será tratado no próximo tópico.

Essas unidades são colocadas em torno de componentes sensíveis que precisam ser protegidos e necessitam de ventilação, como computadores. Elas também são utilizadas como divisórias de segurança e decoração.

Encontre-as aqui: https://bepex.com.br/chapas-perfuradas/

Telas de aço carbono

As telas de aço carbono tem como seu diferencial serem compostas por uma maior concentração de carbono em relação aos tipos desse produto já citados.

A grande quantidade dessa substância no material o torna mais resistente ao desgaste por atrito. Entretanto faz com que outras propriedades sejam reduzidas, como a sua resistência à corrosão.

Devido a esse aspecto dessas telas, elas não são as mais recomendadas para o uso de segurança e sim na área de processos industriais, mas é importante conhecer a seu respeito.

Utilidades de telas de aço: não só proteção

Já foi descrito, anteriormente, o uso das telas de proteção de aço como equipamento de segurança, mas os seus usos não se limitam a isso.

Como telas, elas possuem várias utilidades além de servir de barreira, o que as torna objetos ainda mais valiosos para projetos e processos industriais.

Dentre outras das utilidades desse item, além de segurança, encontram-se ser:

  • Ferramenta de separação de misturas (filtro e peneiras)
  • Item de decoração
  • Artifício para prevenção de insetos (quando a trama é fina)
  • Molde de construção (orienta a cimentação)

Como escolher a melhor tela de proteção de aço? Passo a passo

1 – Avalie a situação: quais são as especificações da tela?

Como primeira parte do processo de decisão, deve-se observar bem a situação para ter uma ideia de quais tipos de telas não se adequariam a ela.

Para isso, você deve levar em conta onde o produto irá ser instalado e qual será o seu propósito, pois, assim, poderá se definir quais são os materiais, espessuras e tamanhos de vazamento que mais se encaixam no contexto estabelecido.

2 – Relação custo-benefício: o que cabe no seu bolso?

Sempre que um plano está sendo desenvolvido, é preciso saber qual é a verba disponível para ser gasta com o produto em questão, pois o preço é um fator que pode inviabilizar a compra de algo.

Nessa lógica, talvez comprar um item mais barato e com propriedades um pouco inferiores seja uma alternativa mais inteligente do que se entregar à utopia de adquirir o melhor produto e não seguir em frente com a obra.

3 – Encontrar um bom fornecedor: confiabilidade e bom atendimento

Essa é uma consideração importante que poucas pessoas fazem. Porém um atendimento de qualidade e uma empresa confiável são fatores que podem poupar você de muita dor de cabeça. Com certeza, trabalhar sabendo que o que você tem em mente será executado dentro do combinado facilita tudo.

Uma boa referência nesse ponto, e também a respeito dos preços, é a BEPEX, empresa que trabalha com chapas expandidas e perfuradas no mercado nacional há mais de 20 anos e tem uma equipe altamente qualificada para atender você da melhor forma possível.

Dito tudo isso, agora é a hora de você tomar a sua decisão e dar continuidade ao que está planejando.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário