Chapa de Inox Antiderrapante: Utilidades Gerais

Chapas metálicas vêm em todos os tipos e possuem um alto grau de versatilidade na construção civil. Seja para construir pisos, plataformas suspensas, fachadas ou paredes, essas peças de ferro abrangem a área funcional e decorativa de vários projetos. Com os pisos em particular, uma das variações mais populares se trata da chapa de inox antiderrapante, a qual providencia um ambiente mais salubre e favorável para atividades de diferentes setores.

Continue lendo o artigo para saber tudo sobre essa chapa e suas utilidades gerais – ou acesse nosso guia geral sobre o aspecto antiderrapante para mais detalhes.

O que é a chapa de inox antiderrapante?

A chapa de inox antiderrapante é um dos modelos de chapas metálicas disponíveis no mercado. Sob uma fabricação em massa, o nome já diz tudo: seu objetivo principal é garantir ao projeto uma superfície de grande aderência e durabilidade. Essa chapa, por si só, tem a capacidade de suportar pesos consideráveis de maquinaria e pessoas, além de fornecer um ambiente propício para o tráfego constante de ambos.

Nesse sentido, o aço inoxidável que produz essas chapas é de boa qualidade – sendo uma liga metálica constituída por uma mistura de, no mínimo, 10,5% de cromo. Juntamente ao ferro, essa mistura se torna superior ao aço comum em sentidos interessantes. Podemos citar aqui a resistência aos impactos mecânicos do dia a dia, às condições naturais do ambiente externo (como drásticas mudanças de temperatura, por exemplo) e, claro, à corrosão eventual do ferro.

Além do aço inox aqui citado, essas características também podem ser replicadas pelo aço carbono galvanizado. Os aspectos antideslizantes desses materiais geram uma tração respeitável que é requisitada por diversos setores da indústria, servindo propósitos funcionais e decorativos. Leia aqui sobre as diferenças entre o aço galvanizado e do aço inox.

Modelos de chapa antiderrapante

Além do aço, outros materiais como o silício, o carbono e o níquel podem ser adicionados à composição de uma chapa antiderrapante. Com isso dito, existem 3 modelos principais nessa linha de produção, sendo eles:

  • Austeníticos: Os mais comuns. Compostos por ferro, cromo e níquel, são altamente duráveis contra a corrosão.
  • Martensíticos: Modelos temperados e endurecidos com 12% de cromo e 0,12% de baixo carbono. Margem mais variável de preço.
  • Ferríticos: Não contêm níquel na composição, levando a um custo mais baixo. Usados na fabricação de eletrodomésticos, moedas e utensílios em geral.

Usos e benefícios

Como podemos ver, a grande vantagem de utilizar uma chapa de inox antiderrapante é o seu custo-benefício. Por ser um metal extremamente eficiente e durável, integrar chapas a qualquer projeto industrial ou residencial é um investimento seguro quando comparado ao concreto ou à madeira. Com assistência profissional, ela possui fácil instalação e uma manutenção ainda mais simples.

Alguns exemplos de projetos incluem:

  • passarelas internas e externas
  • plataformas de transporte público
  • degraus e corredores industriais
  • elevadores e passadiços comerciais

Evidentemente, pisos em geral se beneficiam mais das propriedades antideslizantes da chapa metálica, mas isso não significa que estruturas verticais não as aproveitem. Se você já é familiarizado com os produtos dessa família, deve saber que o metal é uma substância maleável que permite uma personalização criativa por parte de cada cliente. Entre chapas expandidas ou perfuradas, forros e revestimentos, designs e cores únicas podem preencher qualquer canto de sua preferência – um benefício a mais para levar em consideração.

É importante realçar que áreas úmidas e molhadas basicamente nos obrigam a adquirir uma superfície segura. Afinal de contas, uma chapa de inox antiderrapante oferece um grau menor de periculosidade para todas as pessoas que passam por ali no dia a dia. Essa é uma das opções mais vantajosas no mercado para evitar acidentes e desgaste de estruturas.

Encomende sua chapa de inox antiderrapante com a Bepex

Se você está procurando obter essas peças para um projeto particular, nossa equipe especializada está aqui para providenciar o melhor serviço possível. A Bepex é fabricante de metais desde 1991 e conta com encomendas nacionais e confiáveis. Nossos profissionais podem guiá-lo em todo o caminho de uma instalação ideal – entre em contato conosco para obter um orçamento grátis!

Leia também: Proteção em Chapas Metálicas Contra Corrosão
Você sabia que as chapas de inox antiderrapantes vão lado a lado com os revestimentos metálicos? Clique aqui para ver um pouco do nosso catálogo.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário