Quebra-Sol Para Fachadas: modelos, utilidades e como escolher

Já vimos como os brises metálicos são de extrema importância para a arquitetura moderna. Sua estética prateada, limpa e brilhante remete à urbanização das grandes cidades e à ascensão das indústrias de produção. Chapas de ferro de todos os tipos, neste caso, ajudaram a criar construções funcionais e uma estrutura de materiais econômica com alto custo-benefício. Também usadas como quebra-sol para fachadas, essas peças de metal contam com ótimos benefícios para vários projetos particulares e públicos, como você verá a seguir.

Continue lendo o artigo para descobrir algumas propriedades do quebra-sol, os principais modelos e para que ele serve.

O que é o quebra-sol para fachadas?

O quebra-sol é um brise de metal usado como elemento arquitetônico para fachadas de edificações. A nomenclatura vem da palavra francesa brise soleil, literalmente inventada pelo fato de impedir a incidência direta de radiação solar. Um quebra-sol contemporâneo pode vir em diversos tamanhos, formatos e espessuras, em parte devido à maleabilidade imensa do alumínio e do aço galvanizado ou inoxidável.

Leia também: Qual a Diferença Entre o Aço Galvanizado e o Aço Inoxidável?

O quebra-sol geralmente é instalado em lâminas – que podem ser fixas ou móveis – que contornam a parede externa do lugar em questão, providenciando, entre outras coisas:

  • fluxo controlado da radiação solar
  • luminosidade natural de acordo com preferência de cada um
  • aumento da privacidade das janelas, sacadas e cômodos em geral
  • melhor controle térmico do ambiente interior, seja com uma temperatura maior em dias frios ou com uma menor em dias quentes
  • contribuição estética para o design do projeto em si
  • ventilação fresca e constante, economizando energia
  • identidade visual única para o estabelecimento

Modelos e utilidades do quebra-sol para fachadas

Como você pode ler aqui, esses brises metálicos especiais possuem uma capacidade versátil para cores temáticas – pois sua superfície é de fácil manuseio e manutenção. Isso significa que há uma ampla liberdade criativa para qualquer projeto. Além disso, o quebra-sol pode ser vertical ou horizontal, talvez até ambos, de acordo com a escolha de cada um. 

Para fachada, entretanto, os brises metálicos se beneficiam de algumas posições específicas. O modelo vertical, por exemplo, é mais indicado para fachadas leste e oeste, enquanto o horizontal se torna mais vantajoso para fachadas norte e sul. A instalação de um quebra-sol para fachada leva em conta acabamentos decorativos, a posição das janelas principais, o ângulo da lateral do edifício e a existência de tráfego de pessoas. Toda necessidade vai precisar de uma solução adaptável, e isso você pode consultar com um profissional da área.

Como escolher o quebra-sol ideal para meu projeto?

Mediante tantas opções no mercado atual, o jeito correto de fazer um orçamento para o seu projeto é falando com especialistas perto de você. Empresas de fabricação de metal, por exemplo, podem ajudá-lo com as medidas de cada brise e suas possibilidades físicas de instalação. Ademais, uma equipe profissional pode ainda complementar a sua fachada com forros especiais e chapas expandidas, tudo de acordo com as suas preferências e objetivos.

Conte com a Bepex para uma encomenda nacional de metais

Se você procura um quebra-sol para fachadas para o seu projeto, não hesite em falar com um de nossos profissionais assim que possível. Nossa equipe trabalha com a fabricação de peças metálicas há mais de três décadas – incluindo arquitetônicas e industriais – e faz uma entrega confiável por todo o país! Esperamos por você.
Aproveite e veja também os modelos disponíveis de tela de aço para a sua residência ou comércio local clicando neste artigo.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário