Chapas Decorativas: da Indústria à Beleza

Chapas decorativas têm como principal atributo os grafismos diferenciados que, durante os últimos anos, vêm conquistando o coração de muitos designers por seus detalhes modernos. Originalmente produzidas para atender a propósitos industriais, essas chapas metálicas agora se encontram como parte integral na decoração moderna de inúmeros ambientes internos e externos.

Juntamente com seu forte apelo estético, essas peças decorativas não só oferecem um resultado positivo à arquitetura local, mas também contam com uma exímia durabilidade natural que é extremamente chamativa para investimentos de longo termo.

Apresentaremos a seguir todas as vantagens de incluir chapas decorativas na construção de um novo ambiente – assim como os diversos modelos disponíveis no mercado. Saiba onde achar os modelos ideais aqui.

O que são as chapas decorativas?

As chapas decorativas são estruturas adornadas de metal introduzidas ao mundo da decoração. A versatilidade estética que possuem é um fator contribuinte para a sua popularidade tanto em áreas residenciais quanto comerciais nos centros urbanos de hoje em dia.

Fabricadas sob medida em aço ou alumínio, essas peças metálicas conferem um estilo exclusivo a qualquer projeto. Podem receber acabamento galvanizado ou pintado, disponibilizando uma variedade surpreendente de cores e formatos que agregam um maior valor estético ao local, além de combinações para a casa que nenhum outro material proporciona.

Em geral, as chapas metálicas são amplamente utilizadas em revestimentos e fachadas, mas a sua aplicação vai muito além disso.

Modelos e usos

Como já mencionado, o metal incorporado nesses artefatos pode se moldar de acordo com a preferência criativa de cada pessoa, algo que estimula a demanda constante em diferentes setores de construção. Os traços fortes de personalidade no seu grafismo são de uma beleza simples, mas altamente aprimorável.

Ao comprar chapas decorativas, é possível escolher entre modelos de chapas expandidas, chapas perfuradas, chapas com recalque ou com relevo, entre outros. No processo de fabricação, é possível personalizar cada uma com inúmeros padrões, os quais são desenhados ou perfurados pelas ferramentas de empresas especializadas.

A qualidade dessa decoração favorece, por exemplo, estruturas residenciais como edifícios e condomínios, que podem se utilizar das chapas metálicas para a construção de janelas, parapeitos, varandas e passarelas externas da área comum. Qualquer tipo de divisória – seja em iniciativa privada ou pública – pode ser atribuída a peças metálicas sutis que se mesclam no ambiente de forma orgânica e eficaz.

Não se preocupe com o contraste do metal – um projeto bem feito não fará com que as chapas sejam distrativas ou extravagantes em meio à arquitetura antiga.

Atributos favoráveis

Vemos que as principais características da chapa decorativa fazem dela um elemento indispensável na maioria dos projetos atuais, tendo pelo menos um atributo atrativo para todo mundo. Dentre os fatores que ajudam a sua popularidade estão:

  • A resistência: Sua aplicabilidade abrange qualquer tipo de estrutura, seja interna ou externa; por ser um material anticorrosivo (e muitas vezes antiderrapante), as chapas decorativas resistem a drásticas mudanças climáticas. Mesmo sob a mínima manutenção, grande parte dos atributos do metal permanece ilesa da passagem do tempo.
  • A beleza: Como o próprio nome já sugere, essas chapas têm como objetivo principal integrar os aspectos modernos que muitos valorizam no design de seus ambientes. A decoração é parte essencial para fazer do lugar uma coisa viva que consiga captar a essência que você deseja.
  • O custo-benefício: Por ser uma chapa leve e padronizada, qualquer espécie de metal utilizado vai estar na mesma faixa confortável de preço. Com a adição da resistência, a sua aplicação significa um investimento duradouro quando comparado a materiais como madeira, vidro ou concreto.
  • A segurança: Mesmo quando colocadas em ambientes públicos, o fato de requerer pouca manutenção leva o metal a ser preservado por anos. Isso significa que até projetos ao ar livre – sob constante influência externa – não serão algo comprometedor à população.

Não é incomum, especialmente em países pioneiros da revolução industrial, ainda encontrarmos construções metálicas intactas pelo tempo. Em outras palavras, chapas metálicas de boa procedência são uma alternativa inovadora e atemporal que não apresenta desvantagens para quem está interessado em adquiri-las.

Encomende a sua chapa conosco

Para que consiga cumprir com a finalidade à qual fora designada, é necessário que a chapa decorativa venha de uma empresa especializada que entregue os produtos em todo o país de maneira confiável. Com isso em mente, nós da Bepex fabricamos metais expandidos e perfurados desde 1991 e contamos com os melhores especialistas para os seus projetos mais ambiciosos.

Interessado em adquirir chapas decorativas? Entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas ou comentários.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário