Chapa recalcada ou chapa xadrez? Veja como escolher

Existem diversos motivos por trás da alta demanda de chapas metálicas no mercado de construção e arquitetura. Entre eles está a versatilidade de design – permitida pela maleabilidade do aço e vendida como um dos principais benefícios na hora de construir um projeto do jeito que foi planejado – e apesar de cada modelo de chapa ter suas aplicações ideais, dúvidas surgem quando as pessoas se deparam com suas semelhanças. Se você clicou neste artigo, está na dúvida se deve escolher a chapa recalcada ou chapa xadrez para seu próximo investimento.

Bom, fique tranquilo – você não é o único. Continue lendo para saber o que as diferencia!

Não perca: Quais são as vantagens da galvanização a fogo?

Afinal, devo escolher a chapa recalcada ou chapa xadrez?

Você deve escolher ambas, já que não há diferença entre as duas!

Ao contrário do que muitos pensam, a chapa recalcada é exatamente o mesmo produto que a chapa xadrez, apesar dos nomes diferentes. Os nomes, a propósito, se referem ao visual relevado dessas chapas metálicas, que são fabricadas com o objetivo de providenciar uma maior aderência e um estilo padronizado em aplicações industriais.

Esse modelo de chapa de aço passa por um processo de recalcamento que envolve o uso de uma prensa, pressionando o aço em um padrão de relevo e formando uma superfície antiderrapante. No final, a chapa recebe uma aparência “granulada”, portanto distinguindo-se das tradicionais chapas perfuradas e chapas expandidas.

Capacidade de Carga da Chapa Xadrez

Como veremos na seção a seguir, essa característica é especialmente útil em ambientes úmidos e molhados, evitando acidentes com escadas, plataformas, passarelas e rampas, por exemplo, especialmente na área de trabalho industrial – que sempre lida com o tráfego constante de pessoas, veículos e máquinas.

Leia também: Como fazer a manutenção do aço

Vantagens da chapa recalcada

Também conhecida como chapa xadrez ou chapa antiderrapante no mercado nacional, esse produto oferece propriedades valiosas a projetos urbanos, tanto internos quanto externos. Aqui estão algumas das vantagens mais comuns:

  • Antiderrapante: A principal vantagem da chapa recalcada é sua superfície antiderrapante. Isso a torna ideal para aplicações em que é importante evitar escorregões e quedas, proporcionando uma superfície mais segura.

  • Durabilidade: Geralmente fabricada em aço carbono ou aço inoxidável, a chapa recalcada é resistente e durável – sendo adequada para ambientes industriais, plataformas, escadas, passarelas e outros locais sujeitos a desgaste.

  • Facilidade de manutenção: A chapa recalcada é relativamente fácil de limpar e manter, tornando-a uma escolha prática em ambientes onde a higiene e salubridade são importantes.

  • Versatilidade: Pode ser utilizada em uma variedade de aplicações, desde pisos industriais até degraus de escadas, rampas, plataformas e revestimentos de equipamentos e maquinários.

  • Estética: Além de suas características funcionais, a chapa recalcada também pode ter uma aparência esteticamente atraente.

Principais aplicações e medidas da chapa recalcada

A chapa recalcada ou chapa xadrez é frequentemente utilizada na construção civil, seja em aplicações residenciais, comerciais ou industriais.

Quando incluída em pisos ou em áreas de carga e descarga de mercadorias, seu alto custo-benefício proporciona beleza, segurança e estabilidade para todos trabalhadores e equipamentos. Outras utilidades desta chapa metálica incluem paredes de transporte público e parapeitos de passarelas, pontes e viadutos.

Com isso dito, é importante ter em mente as dimensões recomendadas de uma chapa recalcada para cada projeto. Peças de 1,5 mm até 2 mm, por exemplo, são somente indicadas quando há uma estrutura de piso bem robusta, visto que são chapas finas. De 2,65mm até 6,35 é onde se encontra a maior quantidade de possibilidades para esse material, já que nesse intervalo a resistência é adequada para pisos “crus”.

Modelo alternativo de chapa recalcada

Para quantidades altas, é possível desenvolver uma ferramenta com as características específicas do seu projeto. Para quantidades menores, esses são os padrões disponíveis:

RECALQUE 1: QUADRADO 5,0 mm E.C. 8mm

RECALQUE 2: QUADRADO 11mm E.C. 20mm

RECALQUE 3: OBLONGO 6,35 X 16mm

RECALQUE 4: OBLONGO 7,0 X 18,0mm E.C. 50mm

RECALQUE 5: OBLONGO 9,0 X 28,0 E.C. 60mm

RECALQUE 6: REDONDO 19m E QUADRADO 16mm E.C. 38mm AA 20%

RECALQUE 7: REDONDO 16,0mm E OBLONGO 7,0 X 18mm EC 50,00 AA 16%

RECALQUE 8: QUADRADO 16mm E.C. 26,0mm

RECALQUE 13: OBLONGO 10,0 X 30,0mm E.C. 40,0 mm

RECALQUE 13 X 28 COM ESTAMPO LOSANGULAR

RECALQUE COM FURO E REPUXO DE 12mm

RECALQUE COM FURO E REPUXO DE 25mm

Encomende suas chapas recalcadas na Bepex

A Bepex é fabricante de metais desde 1991 e atende um grande mercado de clientes em todo o território nacional. Agora que você sabe que a chapa recalcada e a chapa xadrez se referem ao mesmo produto, que tal ver em primeira mão como ele funciona na prática?

Nossa empresa conta com um parque fabril de 10 km² – tendo a capacidade de produção de até 400 toneladas de chapas metálicas por mês. Toda essa experiência permite transformar o aço em uma chapa recalcada ou chapa xadrez de qualidade ímpar, combinada com o atendimento intimista e eficiente e um design completamente personalizado às suas necessidades.

No nosso catálogo, você ainda pode encontrar chapas expandidas, chapas perfuradas, forros, brises, fachadas e muito mais! Entre em contato conosco para nos contar suas ideias e receber um orçamento e acesse o site para esclarecer suas dúvidas.

Leia também: Preço da chapa perfurada – Quanto custa esse material?

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário