O que faz um funileiro? Saiba mais!

O funileiro tem um papel fundamental na confecção, manutenção e reparação de peças metálicas nos setores industriais e automotivos. Nos dias de hoje, esta é uma profissão cada vez mais estreita, uma vez que o advento da tecnologia nos permitiu criar maquinários de ponta e técnicas especiais para lidar com o metal em grande escala. Mas o que faz um funileiro, exatamente?

Continue lendo o artigo para saber um pouco mais sobre o assunto.

O que faz um funileiro?

A palavra “funileiro” é antiga e remete aos componentes de alambiques, chapas metálicas que eram moldadas em outras peças de uso comercial – em particular, os funis. Um funileiro, neste caso, pode estar envolvido em todo o processo de fabricação do metal – incluindo a projeção, o molde, o conserto e o reparo.

Hoje em dia, um profissional deste ramo de atividade tem a missão principal de soldar, perfurar, riscar e desamassar peças feitas de aço inoxidável e galvanizado, alumínio, ferro, zinco, cobre, e por aí vai. Em outras palavras, seu trabalho é indispensável para o funcionamento da indústria moderna, que depende da versatilidade desse material na construção de bens de consumo, como:

  • veículos automotivos;
  • aeronaves;
  • portões, grades e janelas;
  • móveis e imóveis;
  • objetos arquitetônicos e decorativos;
  • ferramentas, recipientes e maquinários;
  • caldeiras, tanques e reservatórios;
  • etc.

Dentre todas as técnicas que os funileiros usam no dia a dia, a moldagem e acabamento a frio são extremamente importantes para confeccionar padrões e desenhos únicos na superfície do metal. Além disso, a chapa metálica (conhecida também como folha de flandres em seu estado cru) costuma ser trabalhada com golpes de martelo, o que elimina suas imperfeições.

A folha de flandres serve como matéria-prima principal da funilaria.

Leia também: O que é cunhagem na metalurgia?

Tipos de funileiro

Assim, agora que sabemos o que faz um funileiro, é hora de mencionar os dois principais tipos de profissionais no mercado atual: o funileiro industrial e o funileiro automotivo. Ambos são essenciais para a produtividade das indústrias de metalurgia, siderurgia e petrolífera.

Veja abaixo a diferença entre cada um:

Funileiro industrial

Esta categoria compartilha vários nomes, incluindo funileiro montador, funileiro de bancada e flandeiro. Seu papel é desempenhado em praticamente todos os setores industriais de um país, pois envolve a fabricação de bens pesados, intermediários e leves, sejam estes consumíveis ou permanentes.

Sendo assim, algumas de suas funções mais notáveis incluem:

  • confeccionar chapas metálicas para construções civis;
  • trabalhar com o recorte e a dobra manual do aço;
  • desempenar, chanfrar, nivelar e vedar objetos e peças de metal;
  • montar chaminés, fornos e estruturas termodinâmicas;
  • fabricar produtos e embalagens alimentícias e farmacêuticas.

Funileiro automotivo

O funileiro de veículos, por outro lado, se foca na carroceria de inúmeros automóveis, principalmente a lataria do carro comum. Este é o profissional ao qual levamos nosso carro em face de uma batida leve ou risco na pintura.

Há vários métodos para reverter o dano de uma lataria – portanto, um bom funileiro pode recuperar o seu estado anterior com apenas algumas horas de serviço. As ferramentas utilizadas variam: martelinho de ouro, máquinas de solda, lixadeiras, tesouras para corte e, claro, rampas e elevadores de carro.

Um funileiro automotivo tem a função de:

  • consertar a parte estética do veículo;
  • executar um serviço de pintura da peça metálica reparada;
  • desamassar portas, capôs, janelas, para-brisas, tetos e porta-malas, etc.

Encomende suas chapas metálicas com a Bepex!

E então, está interessado em adquirir chapas metálicas da melhor qualidade para o seu projeto? Se você precisa de recursos para montar uma instalação, está no lugar certo.

Chapa perfurada.

Fabricantes de metais desde 1991, nossos profissionais podem ajudá-lo com todo o processo de produção e entrega de peças metálicas que você precisa. A Bepex oferece aos clientes um catálogo expansivo – incluindo vários modelos de gradil por chapas expandidas, forros e brises – e nossa experiência no mercado de metalurgia e funilaria garante que você só obtenha produtos com alto custo-benefício!Encomende suas telas conosco – nossos serviços atendem todo o país, com um suporte especializado. Basta entrar em contato clicando aqui.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário