Tela Metálica: Modelos, Benefícios e Indicações

Uma tela metálica pode ser utilizada para várias coisas e em diferentes ramos de atividade. No mundo da construção civil, principalmente, os seus benefícios são inúmeros, contando com tecnologia de ponta para integrar beleza à eficiência na maioria dos projetos urbanos atuais. Se você está interessado em adquirir a sua própria, mas não sabe qual deve escolher, você está no lugar certo!

No artigo a seguir, falaremos tudo o que precisa saber sobre a tela metálica – incluindo os modelos disponíveis no mercado, seus benefícios gerais e algumas indicações para projetos.

Leia também: Tela de Proteção de Aço: O Que É, Tipos e Como Escolher

Para que serve a tela metálica?

A tela metálica serve para cercar, proteger, dividir ou decorar locais específicos. Seu maior atributo é evitar invasões indesejadas – coisa que faz com facilidade devido à sua estrutura esguia, leve e resistente. Em resumo, é uma peça essencial para zelar pela privacidade das pessoas envolvidas.

Seja um comércio, uma residência ou uma instituição pública, adquirir uma tela metálica é um investimento duradouro e certeiro. As propriedades do metal, especialmente quando galvanizado – ou seja, quando mergulhado numa capa protetora – são anticorrosivas, o que leva a um uso constante em áreas externas propensas a mudanças drásticas de temperatura e condições climáticas.

As telas metálicas são compostas por arames com alto teor de carbono e, em certos casos, por revestimentos de PVC. Dentre seus principais componentes podemos citar o aço inoxidável e o aço galvanizado, cujas diferenças você pode ler neste outro artigo.

Principais modelos

Para fazer a melhor escolha de tela metálica, é preciso identificar o que você quer realçar no seu projeto. Ela vai servir de divisória externa? Há alguma cor específica que você quer implementar? Qual é a estética arquitetônica do local? As pessoas vão tocar nela com frequência?

Quando perguntas desse tipo estiverem respondidas, é hora de comprar o produto que melhor serve os propósitos desejados. Para isso, separamos abaixo os modelos mais famosos de tela metálica:

  • Chapa expandida: Esta tela versátil trata-se de um metal multiplamente cisalhado com malhas losangulares. Ao invés de ser perfurada, ela é expandida em uma prensa-dobradeira que reduz substancialmente o seu custo. Por essa razão, é muito popular.
  • Tela metálica losangular: Também conhecida como alambrado ou grade, este tipo de tela é extremamente comum em espaços de lazer, campinhos de futebol e pátios escolares. Utilizada para delimitar terrenos e dividir ambientes, seu formato losangular é fabricado por arames unidos e também possui um preço acessível para a população geral.
  • Tela metálica ondulada: Esta tela possui malhas ondulares – geralmente em quadrados ou retângulos – muito duras e resistentes ao toque. É bastante utilizada para dividir áreas comuns e industriais, uma vez que também facilita a transmissão de calor para outros equipamentos. Com menor maleabilidade, no entanto, o preço não se diferencia muito da tela losangular.
  • Tela metálica eletrosoldada: Feita por meio da soldagem elétrica, os arames de aço desta tela são unidos com uma durabilidade superior às demais. É utilizada com certa frequência para proteger maquinários industriais e para impedir a passagem de pessoas em áreas perigosas, sendo resistente a impactos mecânicos.

Além desses 4 principais modelos, há alguns produtos similares no mercado que vale a pena mencionar. Por ser um elemento moldável, peças metálicas são produzidas em massa por todo o mundo, abrangendo usos mais delicados e casuais. Não é incomum, por exemplo, encontrarmos telas de aço para janelas aqui e ali, além de fachadas e passarelas públicas que aproveitam o custo-benefício do metal para durar anos e anos.

Benefícios da tela metálica

Agora que você já viu as opções disponíveis, talvez ainda esteja em dúvida quanto às vantagens técnicas de qualquer uma delas. Afinal de contas, em meio a um mar de materiais diferentes, por que escolher o metal nos dias de hoje?

Bom, temos que levar alguns pontos em consideração. Além dos fatores que já citamos aqui, comprar uma tela metálica também gera:

  • Beleza: Seguindo a tendência dos brises metálicos, telas podem ser pintadas de acordo com a vontade de cada cliente. Esses produtos modernos não só fazem jus ao ambiente urbano em que se encontram, como também atendem às expectativas da estética desejada com um charme a mais.
  • Versatilidade: O seu uso constante em construção civil e design de interiores prova esse ponto. Assim como as chapas metálicas, o corte, a espessura e a altura são características personalizáveis em qualquer projeto.
  • Qualidade: Provedores de boa procedência oferecem produtos de alta tecnologia que vão requerer mínima manutenção. Com ajuda profissional, telas metálicas têm uma fácil instalação, aplicando-se a todos os setores de atividade de maneira igual. Claro, para isso você pode contar com a gente.

Escolha a sua tela metálica na Bepex!

Nós somos fabricantes de metais desde 1991 e contamos com entrega em território nacional. Nossos produtos de qualidade suprem clientes de todos os ramos da indústria – basta nos mandar a sua ideia por meio deste formulário! Com a Bepex, a sua peça estará pronta em questão de dias, com direito a atendimento especializado para que seu projeto saia do papel com elegância.


Clique aqui para checar nosso catálogo online – trabalhamos com chapas metálicas expandidas e perfuradas, além de peças arquitetônicas personalizadas.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário