Tela de Proteção Galvanizada: O que Saber

Sabemos que os produtos metálicos estão em ascensão no mundo da construção civil e decoração de interiores. As propriedades desses materiais, afinal de contas, são de extrema vantagem para qualquer objetivo pessoal ou comunitário, fazendo das chapas metálicas um investimento certeiro. Dentro dessa família de produtos nós também encontramos a tela de proteção galvanizada – as famosas grades de janela – e essas seguem a mesma linha de qualidade, com características ainda mais especiais.

Uma tela de proteção, assim sendo, serve de base para metas de segurança, estética, leveza e utilidade nos setores da indústria. Continue lendo para descobrir as maravilhas que esse produto pode oferecer ao seu projeto ou até sua própria casa!

Caso queira visualizar os nossos modelos similares de brises metálicas, clique aqui.

Funções e aplicações

Em grande parte o conceito já nos é familiar: telas de proteção vestem aberturas pelas quais não desejamos o acesso de ninguém, mas que não desejamos cobrir por completo. Nesse caso, uma varanda de estacionamento vertical no décimo andar seria um exemplo ótimo e natural, especialmente quando nos referimos a grandes centros urbanos.

No entanto, a aplicação dessas peças vai muito além disso – abrangendo estruturas de inúmeras indústrias alimentícias, mineradoras, comerciais, etc. Isso se dá porque as telas de proteção compartilham a mesma versatilidade e resistência das chapas metálicas, ainda mais se forem galvanizadas.

Como sabemos, a galvanização é um procedimento químico no qual o metal é mergulhado em zinco ou em outra substância de mesmo calibre, como o alumínio, para blindá-lo de fatores externos de oxidação. É uma capa líquida, de certa forma, que providencia à superfície da tela uma maior proteção contra corrosão e atrito. A longo prazo, é uma maneira de fortalecer qualquer estrutura metálica e ainda deixá-la mais brilhante.

Devido à tais características técnicas, as telas de proteção galvanizadas podem ser aplicadas em vários locais e segmentos. Por exemplo:

  • na elaboração de filtros e peneiras (para grãos e minérios)
  • em armaduras para maquinaria e áreas de risco
  • em janelas, portas, escadas e sacadas de edifício
  • na delimitação de cercas e espaços externos
  • na construção de pisos de concreto e paredes de estuque
  • em residências, comércios e instalações de grande porte

Dê uma olhada nos seus bairros locais – se residir em cidades grandes, melhor ainda. Você verá que o lado prático dessas telas é a sua ampla utilização em residências, comércios e instalações de todos os portes, indo de campinhos de futebol até estádios nacionais.

Os modelos de tela de proteção galvanizada

Com isso dito, é quase obrigatório que uma tela de proteção instalada em ambientes expostos seja galvanizada uma hora ou outra para prolongar a sua vida útil. Contudo, seja cuidadoso e procure a ajuda de um profissional para obter os resultados corretos. Este processo delicado deve prestar muita atenção no espaço que separa os fios, pois deve ser igual por todo o painel metálico, além da teia ter que ficar bem esticada para que não haja comprometimento futuro.

Alguns modelos alternativos de tela de proteção incluem:

  • Galvanização com PVC

A tela também pode receber como acabamento o banho de PVC (policloreto de vinilo), o qual atribui uma durabilidade especial contra intempéries. Isso faz com que seja perfeita para cercas agrícolas e paisagismo em geral.

  • Fio ondulado/trançado

Estes fios são usados para a criação de telas artísticas ou temáticas, sendo um modelo mais “sutil” para decoração ao mesmo tempo que evita o deslizamento, perfeito para amarração de tijolos, cerâmica e cimento. Fácil instalação e manutenção.

  • Tecituras

Os fios podem fazer aberturas que atendem às mais diversas aplicações. A restrição desse modelo, no entanto, ocorre por conta do aço, um material naturalmente mais rígido e menos moldável. A tecitura aqui pode ser fabricada de forma plana/cruzada ou reps plana/cruzada, variando-se em espessura e padrão de entrelaçamento.

Benefícios gerais

A tela de proteção galvanizada se destaca, entre outras coisas, porque:

  • promove a circulação de ar e luminosidade, economizando recursos
  • reduz o atrito entre os fios por causa da galvanização
  • possui elementos que não conduzem eletricidade
  • oferece uma bela aparência para fins decorativos
  • resiste à mudanças drásticas de temperatura e clima

Claro, uma estrutura ideal precisa ser calculada e ter boa procedência para durar anos e anos sem qualquer tipo de problema. Nessas horas – ainda mais se você nunca mexeu com esses produtos antes – o recomendável é contratar profissionais para ajudá-lo com essa fantástica aquisição.

Conte com a Bepex para confiança e qualidade!

Neste ramo de mercado há mais de duas décadas, nossos especialistas podem ajudá-lo a adquirir as melhores telas de proteção galvanizadas com garantia e entrega nacional. Faça seu orçamento conosco por meio deste formulário! Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.


Você sabia que os produtos galvanizados vão muito além das telas comuns? Clique aqui para saber das chapas perfuradas e decorativas – opções alternativas que podem surpreendê-lo.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário