Você ainda não conhece as vantagens das chapas para construção? No mundo arquitetônico, podemos empregar essas peças metálicas em todas as etapas da obra, do início ao fim, inclusive como elemento decorativo.
Continue a leitura e conheça os principais tipos de chapa, suas aplicações na construção e ainda as vantagens de incluí-las em seu projeto.
Chapas para construção civil
Dentre os modelos mais procurados no mercado estão:
Chapa galvanizada
É uma chapa de aço que é mergulhada em uma solução de zinco para criar uma espécie de barreira para proteger das intempéries do tempo. É resistente aos climas úmidos e ferrugem, além de ter uma maior durabilidade em relação às chapas de aço sem o tratamento.
Chapa revestida
A chapa revestida é uma chapa de aço que recebe tratamento extra durante sua fabricação. Aqui, os revestimentos são utilizados para melhorar sua resistência à corrosão, proporcionar uma superfície decorativa, entre outros objetivos.
Esse revestimento na chapa de base pode apresentar espessura entre 5 e 40% da espessura total do material revestido. O intuito é extrair as propriedades mais interessantes de cada elemento, como condutividade térmica ou elétrica e maior resistência mecânica ou a agentes externos.
Chapa de alumínio
Existem diferentes tipos de chapas de alumínio, desde a versão com 99% de pureza até as ligas que recebem magnésio, silício, cobre e manganês em sua composição. Cada uma dessas ligas apresentam especificidades, como maior resistência, dureza e ductilidade.
O alumínio em si é relativamente resistente a umidade, frio, calor ambiental, corrosão e demais variações climáticas. Com os atributos certos, é possível otimizá-lo com uma pintura especial que vai aumentar sua durabilidade, mesmo em locais potencialmente corrosivos – como regiões litorâneas onde a maresia pode danificar os metais em geral.
Chapa xadrez
Essa é uma chapa de aço que passou pelo processo de laminação a quente, o que lhe compreende desenhos semelhantes a um tabuleiro de xadrez. Usada principalmente em pisos aderentes, sobretudo na construção civil, ela serve para criar suspensões, plataformas, mezaninos e fachadas modernas.
O padrão convidativo da chapa xadrez, nesse sentido, é perfeito para a otimização de lugares mais úmidos ou que requerem uma dose extra de segurança. Áreas com alto fluxo de rodas e pessoas, por exemplo, como plataformas de transporte público e rampas de supermercado, são favorecidas pelo relevo antiderrapante e resistência à corrosão.
Chapa recalcada
A chapa recalcada passa pelo processo de estampagem, assim é possível fazer diferentes desenhos, conforme a forma. Além do caráter funcional, a indústria arquitetônica a utiliza em fachadas e guarda corpos, proporcionando um charme a mais na composição da decoração.
Chapa perfurada
A chapa perfurada é uma chapa de aço, alumínio ou outra liga que recebe uma série de furos em um processo moderno. Esses furos compreendem características únicas ao material. Pode apresentar diferentes desenhos e diâmetros, o que as torna ideais para várias aplicações, sobretudo em fachadas, brises, guarda corpos, entre outras.
As chapas perfuradas apresentam os seguintes tipos de perfurações:
- Redonda;
- Quadrada;
- Retangular;
- Losangular;
- Hexagonal;
- Xadrez;
- Decorativa.
Chapa expandida
A chapa expandida é uma chapa de metal que passou pelo processo de expansão para ter aberturas semelhantes a de uma grade, só que sem emendas. Hoje em dia, introduzimos este tipo de chapa em todas as fases da obra: desde a estrutura, passando pela proteção de materiais até o acabamento de fachadas.
Chapa decorativa
As chapas decorativas são estruturas adornadas de metal com foco em versatilidade estética. Sua popularidade está presente tanto em áreas residenciais quanto comerciais nos centros urbanos de hoje em dia.
Fabricadas sob medida em aço ou alumínio, essas peças metálicas conferem um estilo exclusivo a qualquer projeto. Podem receber acabamento galvanizado ou pintado, disponibilizando uma variedade surpreendente de cores e formatos que agregam um maior valor estético ao local, além de combinações para a casa que nenhum outro material proporciona.
Chapa veneziana
A chapa veneziana é formada por várias lâminas na diagonal, soldadas em duas outras lâminas na vertical dispostas no canto. Como as lâminas apresentam duas pequenas dobras dispostas perpendicularmente, há um pequeno espaço entre elas.
Ela tem esse nome devido à semelhança escancarada com as janelas venezianas, cuja estrutura é quase a mesma. Esse tipo de chapa pode ser produzido de diferentes materiais, sobretudo as ligas metálicas – como aço, aço inox, aço carbono, alumínio, entre outros.
Em geral, as chapa metálicas são materiais muito versáteis, possuindo diversas variações que não só são usadas na construção civil – mas também em diferentes segmentos da indústria de metalurgia.
Quais as aplicações das chapas na construção civil?
Podemos citar 3 focos das aplicações das chapas de aço no setor. São eles:
- Nas edificações – Desde andaimes, passando pela montagem da estrutura e base. Nessas fases utiliza-se as chapas mais espessas, com componentes de aço reforçado.
- Na forma de armaduras – Complementam a estrutura de concreto armado, reforçando-a. As chapas também servem de base para pisos suspensos, mezaninos e plataformas.
- Nas fachadas – É comum a utilização de chapas em projetos de fachadas, brises metálicos (coloridos ou não), guarda corpos, proteção de escadas, entre outros. O intuito aqui é aliar bom acabamento com segurança, seja em projetos comeciais ou residenciais.
Quais as vantagens de usar chapas para construção civil?
As chapas metálicas trazem uma série de benefícios quando aplicadas em projetos de engenharia e arquitetura. Entre eles podemos destacar:
Alta resistência
As chapas de aço apresentam uma enorme resistência à ação do tempo, fogo, compressão e à torção. Conforme o modelo escolhido, também oferecem resistência extra à corrosão, mesmo em ambientes úmidos.
Longa durabilidade
As chapas podem durar por anos, o que é um fator muito importante para a construção civil. Sua vida útil ultrapassa os 300 anos, com baixa necessidade de manutenção. Ainda por cima, caso haja a galvanização – o procedimento em que o metal é revestido por uma capa protetora de zinco – esse período se estende ainda mais.
Facilmente reciclável
Como o aço e o alumínio são materiais 100% recicláveis, podemos reciclar essas chapas metálicas inúmeras vezes sem alterar suas propriedades. Dessa forma, mesmo que haja sobras ou descartes na construção, o material não será desperdiçado, podendo ir para estações de reciclagem ou ser reutilizados na própria obra.
Adequação a diferentes projetos
Apesar da possibilidade de reciclagem, é possível encomendar chapas com as medidas, espessuras e demais características ideais para sua aplicação. Isso reduz desperdícios e retrabalhos, facilitando a otimização de tempo.
Ótimo apelo estético
Por conta de sua característica estrutural de se moldar a diferentes projetos, as chapas asseguram ótimo aspecto estético. Possui uniformidade e geometria, além de diferentes designs.
Os modelos com desenhos como a chapa perfurada são ainda mais interessantes para compor projetos arquitetônicos modernos e versáteis.
Alta versatilidade
Esteticamente, elas funcionam bem em conjunto com outros materiais como blocos, tijolos, concreto, etc. Também são compatíveis com materiais pré-moldados, a exemplo do drywall e lajes.
Como escolher a chapa para construção ideal
Na hora de definir quais os materiais utilizados é importante levar em consideração os seguintes pontos:
- Qual seu objetivo com o projeto;
- Fase em que se encontra a obra;
- Se ela precisa de algo em específico como resistência a agentes externos;
- Quais as medidas e pesos necessários;
- Deve obedecer algum fator estético ou combinar com a decoração.
O fornecedor também é fundamental para assegurar a funcionalidade da construção e garantir que todos os benefícios cheguem até o canteiro de obras. E falando em fornecedor de confiança…
Encomende suas chapas metálicas na Bepex
A Bepex é referência em diferentes tipos de chapas, como as expandidas, perfuradas e recalcadas. Nossa equipe de profissionais tem o modelo ideal para diferentes tipos de projetos, preferências e necessidades – e nosso parque fabril conta com 10 km² de área, onde produzimos mais de 40 toneladas de chapas por mês.
Quer saber mais? Acesse o site, entre em contato conosco e um dos nossos consultores vai sanar todas suas dúvidas!