O que é chapa veneziana

A chapa veneziana é a escolha mais adequada em projetos que demandam um bom sistema de ventilação, troca de ar ou passagem de luz. Com alta capacidade de personalização, esse modelo se adéqua às mais diferentes propostas, trazendo ao ambiente uma gama de benefícios. 

Entenda mais sobre esse produto, onde é possível utilizá-lo e acima de tudo suas vantagens. Boa leitura!

O que é chapa veneziana

A chapa veneziana é formada por várias lâminas na diagonal, soldadas em duas outras lâminas na vertical dispostas no canto. Como as lâminas apresentam duas pequenas dobras dispostas perpendicularmente, há um pequeno espaço entre elas. 

Tem esse nome, devido à semelhança com as janelas venezianas, cuja estrutura é quase a mesma. Esse tipo de chapa pode ser produzido de diferentes materiais, sobretudo as ligas metálicas, como aço, aço inox, aço carbono, alumínio, entre outros. 

Os cantos podem ser abertos ou fechados e sua escolha vai depender da estrutura do projeto. Quando os cantos são abertos, a lâmina vertical é posicionada antes do fim das lâminas horizontais. Já os fechados, as lâminas verticais são soldadas ao fim das horizontais, de modo a tapar a passagem lateral. 

Aplicações 

É um material indicado para projetos diferenciados. Entre as aplicações mais comuns, podemos destacar:

  • Portões;
  • Janelas;
  • Grades;
  • Parapeitos;
  • Brises;
  • Fachadas, entre outros projetos. 

Vantagens

Entre os principais benefícios que a chapa veneziana pode trazer ao projeto, podemos destacar:

Versatilidade

A possibilidade de personalizar a peça permite sua aplicação em vários setores, processos de filtração de solutos e solventes, mobiliário interno e externo, entre outras. O uso da chapa veneziana é indicado tanto para edificações residenciais, quanto industriais e comerciais. 

Alta resistência

Os materiais em que são produzidas as chapas venezianas são conhecidos pela alta resistência mecânica e às ações do tempo. Isso quer dizer que o resultado é um produto forte, capaz de resistir às intempéries do tempo como chuva, umidade e a corrosão natural. 

Maior privacidade

As chapas venezianas, quando instaladas em ambientes residenciais, como as fachadas, permitem uma maior privacidade, sem perder a qualidade. São translúcidas, dessa forma não é possível que as pessoas que estejam do lado de fora tenham uma visão do interior. 

Excelente acabamento visual estético

Tanto a estrutura, quanto o acabamento das chapas venezianas apresentam ótimo apelo estético, dessa forma podem ajudar a compor projetos focados não só na questão funcional, como também no design. Por isso, são cada vez mais usadas em projetos arquitetônicos, de modo a trazer maior beleza e funcionalidade as edificações. 

Apelo sustentável

As chapas venezianas compreendem maior apelo sustentável ao projeto, visto que sua fabricação utiliza recursos materiais renováveis 100% recicláveis. Podem ser usadas em substituição a materiais que não permitem a passagem de ar, dessa forma facilitam sua renovação. 

Com um percentual de transparência que pode chegar a 80%, permite também a passagem de luz, o que reduz custos extras com a conta de energia. 

Baixa necessidade de manutenção

Trata-se de um produto que vai durar muitos anos com baixa manutenção. Basta a limpeza com pano úmido para evitar o acúmulo de poeira que futuramente pode evoluir para uma corrosão, mas nada muito rápido. Além disso, se for instalada em áreas litorâneas, precisam apenas de um lubrificante ou solução específica para proteger da maresia. 

Ótimo custo-benefício

A chapa veneziana é um produto que já pode ser adquirido de acordo com as dimensões da estrutura que irá recebê-la. Essa possibilidade de personalização facilita o transporte e manuseio, permite um armazenamento mais simples, além de agilizar a instalação. 

Se colocar tudo isso na balança, tem-se um produto versátil, funcional, que permite sua instalação otimizada em todos os níveis. O custo-benefício, sem dúvidas, torna uma ótima opção de escolha. 

Onde encontrar chapa veneziana

A escolha correta da chapa veneziana passa pela orientação de fornecedores competentes e com experiência de mercado. Um deles é a Bepex, fabricante de diferentes tipos de chapas de metal fundada em 1991. 

São mais de 30 anos de experiência em chapas expandidas, chapas perfuradas, entre outras chapas para as mais diversas necessidades. Com um parque fabril de mais de 10 km² em Iracemápolis e Limeira, interior de São Paulo, temos capacidade de produzir mais de 400 toneladas de chapas por mês. 

Então se precisar de chapa veneziana, basta entrar em contato conosco que um dos nossos consultores irá atendê-lo com toda a atenção. Acesse nosso site e conheça as opções. 

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário