Qual é o valor por m² de estrutura metálica? Guia 2024

Planejar um novo projeto com peças de aço estrutural, seja para fins arquitetônicos, decorativos ou de construção civil, requer elementos de qualidade e cálculos precisos, especialmente quando este cobrirá uma grande área. Por conta disso, ter uma estimativa de custos totais é igualmente importante, deixando o seu projeto e as suas expectativas técnicas na mesma página. Mas e você – sabe qual é o valor por m² de estrutura metálica em 2024?

Para saber a resposta e estimar o seu investimento da forma correta, continue lendo o artigo!

Veja também: Você sabe como é feito o aço? 4 etapas de fabricação

Qual é o valor por m² de estrutura metálica?

Em média, o valor por m² de estrutura metálica pode variar de R$800 a R$2000 ou mais em 2024, dependendo da complexidade do projeto e dos materiais utilizados.

Essa é uma perspectiva bruta – ou seja, levando em conta apenas os requisitos técnicos que fazem parte de uma construção comum. No Brasil, o custo total pode variar significativamente dependendo de diversos fatores paralelos ao projeto principal, incluindo o tipo de estrutura escolhida (veja os principais aqui), o tamanho e a espessura das chapas, a localização geográfica, a complexidade do design, a qualidade do acabamento (incluindo a galvanização) e o nível de experiência braçal envolvido.

valor por m² de estrutura metálica

Devido às propriedades duráveis do aço e à mão de obra especializada presente desde a sua fabricação até a montagem, o valor de uma estrutura metálica costuma ser mais alto do que o de estruturas de concreto ou alvenaria. Ainda assim, é sempre importante solicitar orçamentos específicos a empresas especializadas em estruturas metálicas, como a nossa equipe aqui da Bepex (que inclusive as entrega do jeitinho que você pediu em todo o Brasil), levando em consideração as suas preferências e necessidades.

Não perca: O que é corrosão metálica? Aprenda a preveni-la!

Valor por m² de estrutura metálica: fatores que influenciam o preço

O termo “estrutura metálica” abrange uma diversidade considerável de produtos no mercado. Em particular, eles incluem chapas metálicas, vigas, pilares e tubos, que são usados em conjunto ao lado de materiais mais típicos de construção, como tijolos e madeira. Isso quer dizer que elas podem ser produzidas em diferentes espessuras, variando de muito finas (folhas) a mais espessas (placas).

Por isso, como dissemos, vários fatores podem influenciar no valor por m² de estrutura metálica no Brasil. Veja só os principais deles:

  • Complexidade do projeto; quanto mais complexo for o design da estrutura, maior será o custo de fabricação e montagem.
  • Tamanho da estrutura; geralmente, estruturas maiores têm um custo por metro quadrado menor em comparação com estruturas menores, devido à economia de escala.
  • Tipo de metal utilizado; o tipo de metal utilizado na construção da estrutura pode ter um impacto significativo no custo. Alguns metais, como o aço carbono, são mais baratos, enquanto outros, como o aço inoxidável, são mais caros.
  • Qualidade dos materiais; a qualidade dos materiais utilizados na fabricação da estrutura, como a resistência do metal e o acabamento superficial, pode afetar o custo.
  • Localização geográfica; os custos de mão de obra e materiais podem variar de acordo com a região do Brasil, o que pode influenciar no preço final da estrutura.
  • Acessórios e acabamentos; a inclusão de acessórios adicionais, como revestimentos, pintura, isolamento térmico e acústico, pode aumentar o custo por metro quadrado.
  • Mão de obra especializada; a disponibilidade e o custo da mão de obra especializada para fabricação e montagem da estrutura também podem influenciar no preço final.
  • Custos indiretos; outros fatores indiretos, como licenciamento, transporte e seguro, também podem impactar no custo total da estrutura.

A importância do orçamento de um fornecedor de confiança

No fim do dia, a versatilidade das estruturas metálicas permite que elas sejam cortadas, dobradas, moldadas e soldadas para se adequarem a diferentes projetos e necessidades. Pelo fato de serem empregadas, além da construção civil, na fabricação de componentes automotivos, equipamentos industriais e eletrodomésticos, não é preciso dizer que escolher um fornecedor de qualidade é essencial para a vida útil do seu investimento.

Um fornecedor de confiança pode, entre outras coisas:

  • oferece chapas metálicas de alta qualidade, garantindo que o material atenda às especificações necessárias para o projeto;
  • ajudar na escolha do material mais adequado para o projeto, oferecendo orientação sobre propriedades específicas das chapas e suas aplicações;
  • cumprir prazos de entrega, garantindo que as chapas metálicas necessárias estejam disponíveis quando e onde forem necessárias;
  • resolver quaisquer problemas com as chapas fornecidas, lidar com devoluções, trocas ou reclamações de forma eficiente.

E as melhores notícias vêm agora: você está no lugar certo para encomendar as suas estruturas metálicas!

Conte com a Bepex para montar o seu próximo projeto!

A Bepex é fabricante de metais desde 1991 e atende um grande mercado de clientes em todo o território nacional. Nossa empresa conta com um parque fabril de 10 km² – tendo a capacidade de produção de até 400 toneladas de chapas metálicas por mês. 

Toda essa experiência significa que, independentemente do tamanho ou complexidade do seu projeto, podemos transformar o aço em produtos de qualidade ímpar, entregando-lhe tudo em um atendimento intimista e com um design completamente personalizado às suas necessidades.

No nosso catálogo, você ainda pode encontrar chapas expandidas, chapas perfuradas, forros, brises, fachadas e muito mais! Entre em contato conosco para nos contar suas ideias e receber um orçamento ou acesse o site para esclarecer suas dúvidas.

Veja também: Como fazer a manutenção do aço

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário