Chapa Perfurada: Medidas e Como Escolher

Utilizada em diversos segmentos, a chapa perfurada oferece uma série de benefícios ao projeto. No entanto, cada aplicação exige uma geometria específica, o que exige um pouco entendimento sobre as medidas da chapa perfurada.

Ocorre que o produto precisa se enquadrar ao projeto para que todas as etapas do processo sejam dinamizadas. Desde a aquisição, transporte e instalação, tudo precisa ser conduzido com maior eficiência, assim se evitam desperdícios (material, mão de obra, tempo, etc). 

Continue lendo, entenda mais sobre as medidas da chapa perfurada, o que é preciso levar em consideração no momento da escolha e quais os atributos de uma boa fornecedora. Acompanhe!

Quais medidas da chapa perfurada? 

Essas são algumas das medidas que devem ser levadas em consideração durante a elaboração do projeto e escolha da chapa perfurada:

Largura 

Refere-se a largura mínima ou máxima da folha com os furos, que varia conforme o tipo de material. 

A maioria das fabricantes disponibiliza chapas a partir de 1000 milímetros (1 metro), assim é fácil encontrar medidas Largura x Altura como: 1000×1200 mm, 2000x12000mm.  

Altura 

Refere-se a altura mínima ou máxima da folha com os furos. Ela também pode variar em diferentes proporções. Como no exemplo anterior, a largura muda, enquanto a altura permanece a mesma. 

Espessura

Refere-se a espessura mínima e máxima da folha com os furos. Muitos fabricantes começam com espessura de 0,6 mm, podendo ultrapassar os 9 mm. Vale ressaltar que as espessuras podem sofrer alterações conforme o acabamento, como a galvanização. 

Diâmetro do furo

O diâmetro varia conforme o desenho do furo, o material usado e sua espessura. O conjunto de todos os furos é chamado de área aberta e é medida em percentual, que em determinadas aplicações pode ser superior a 60%.  

Distância entre os furos

Refere-se a distância entre o centro de uma perfuração até o outro centro de perfuração, ou seja, a distância média da metade de um furo até a outra metade de furo. 

Essa medida (juntamente com o diâmetro dos furos) é importante para assegurar a aplicação da chapa, visto que para determinados usos, como a filtragem, é necessário saber se as perfurações se adéquam às necessidades do material a ser filtrado.  

Limites da perfuração

Esse limite é feito a partir da espessura da chapa, o material, distância do furo e sua dimensão, de modo a manter a segurança e atribuições do produto. Por exemplo, se a espessura da chapa de aço carbono for 1 mm, o menor furo também deve ser de 1 mm. Já uma espessura maior, permite um furo maior. 

Quais fatores levar em consideração ao escolher a chapa perfurada?

Entre eles podemos destacar:

Aplicação

O primeiro passo é entender qual será o papel da chapa perfurada, onde será aplicada. É para a filtragem? Compor um piso suspenso? Compor um brise ou fachada? Enfim, esse ponto vai ajudá-lo a definir pontos como o desenho do furo, os limites da perfuração, entre outros pontos.

Resistência

Ao escolher a chapa é preciso observar o material, sua espessura e dureza, visto que há limitações. Em determinadas aplicações, o diâmetro do furo deve ser sempre superior ou igual à espessura.

Transporte e Manuseio 

É importante levar em consideração o transporte e manuseio. O fabricante será o responsável pela entrega? Existe local adequado para o armazenamento? Essas e outras questões devem ser levadas em conta para evitar atrasos e desperdícios.  

Instalação

Esse é um dos pontos principais ao escolher a chapa. A maioria dos fabricantes oferecem diversas dimensões e outras características. Leve isso em consideração ao escolher a chapa, assim é possível agilizar a instalação, evitar desperdícios de tempo para o corte e adequação a estrutura que receberá a chapa. 

Custo

O custo é o último ponto a ser levado em conta, principalmente se você preza por qualidade. Um material menos resistente, pode ser mais em conta, no entanto pode não atender suas demandas. Por isso é fundamental fazer um paralelo entre as necessidades e o orçamento disponível, sempre dando preferência ao melhor desempenho e adequação ao projeto. 

Porque escolher a Bepex?

A escolha de um bom fornecedor faz toda a diferença para que seu projeto seja desenvolvido de forma impecável. Entre as melhores opções está a Bepex, liderança em seu segmento de chapas perfuradas e chapas expandidas. 

Somos referência, com mais de 5 mil clientes atendidos com sucesso. São anos de experiência, o que nos deu a capacidade de produzir até 400 toneladas de chapas expandidas e perfuradas por mês. 

Oferecemos chapas perfuradas com diversas dimensões, espessuras, materiais, acabamentos e desenhos de furos. Tudo para atender as mais diversas demandas, com presteza e dedicação. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco, um de nossos consultores entrará em contato para sanar todas as dúvidas e apresentar um orçamento sem compromisso.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário