Medidas da chapa expandida – saiba quais as principais

A chapa expandida é produzida de modo a não sofrer perdas durante o processo. O formato e as medidas da chapa expandida são obtidos a partir do manejo de corte e da expansão da chapa, assim não há fios entrelaçados ou emendas. 

Com diferentes aplicações, esse produto oferece uma série de benefícios como resistência, durabilidade, baixa necessidade de manutenção, adequação a diferentes projetos, entre outros. 

No post de hoje vamos apresentar as medidas das chapas expandidas, levando em consideração os principais materiais com os quais são produzidas. Boa leitura!

Quais são as medidas da chapa Expandida? 

As medidas da chapa expandida devem ser levadas em consideração durante a elaboração do projeto e escolha da chapa expandida:

Largura 

É a largura mínima e máxima da chapa e pode variar conforme o material. A maior parte dos fabricantes de nível industrial oferece chapas a partir de 1 metro (1000 milímetros). 

É comum encontrar essas medidas em milímetros para facilitar o cálculo e a medição, assim temos medidas de largura x altura dessa forma: 1000×1200 mm, 2000x12000mm, e assim por diante. 

Altura 

É a altura mínima ou máxima da chapa e pode variar conforme o material. Também é disponibilizada em diferentes proporções, gerando folhas retangulares ou quadradas como 1000x1000mm e 2000×1200 mm. 

Espessura

É a espessura mínima e máxima da chapa. Os fabricantes apresentam um portfólio com espessura a partir de 0,5 mm, mas pode ser superior a 2 mm. 

É importante enfatizar que as espessuras podem sofrer alterações de acordo com o acabamento, a exemplo da galvanização. 

Comprimento da malha

Juntas, largura e altura aumentam de acordo com o coeficiente de rendimento. Durante o processo de fabricação, são feitos cortes longitudinais de diferentes milímetros. A esses cortes damos o nome de comprimento da malha. 

Esse comprimento é medido do centro de uma abertura até o centro da outra abertura, contando, no sentido da diagonal menor. 

Abertura da malha

Refere-se a abertura interna da malha (em termos leigos, é o furo interno). Essa abertura é relevante para definir a aplicação da chapa, como, por exemplo, a filtragem de sólidos. 

AA%

Refere-se ao percentual de expansão da chapa. Geralmente, os produtos vendidos no mercado possuem expansão entre 50% e 80%. 

Peso

O peso varia conforme o tipo do material, altura, comprimento e expansão da chapa. É medido por metro quadrado, a partir de 1,37 kg/m² dependendo do material. É considerado leve se comparado a outros produtos semelhantes como a chapa perfurada. 

Padrão

Outro ponto a ser levado em consideração é o padrão da chapa expandida. O padrão adotado pelas fabricantes deve obedecer às normas da ABNT, sendo classificados como Padrão EXP, Padrão ABNT e Padrão GME.

Os dois primeiros (EXP e ABNT) são considerados os mais leves, enquanto a linha GME é a mais pesada. 

Materiais

A chapa expandida é produzida dos seguintes materiais:

  • Aço Carbono
  • Aço Carbono Galvanizado
  • Alumínio
  • Aço Inox nas ligas, 430, 304, ou 316

Quais fatores levar em consideração ao escolher a chapa Expandida?

Entre eles podemos destacar:

Aplicação

Antes de tudo é saber para que se destina aquela chapa expandida. É para proteção? Filtragem? Servirá como fachada ou brise? Enfim, esse será o ponto de partida para a escolha, pois é preciso que as características da folha atendam as demandas. 

Resistência

Qual a resistência ideal? Ao definir a chapa ideal é preciso avaliar qual o material necessário e sua espessura, uma vez que há limitações. Em determinadas aplicações, a área da malha deve ser sempre superior à espessura.

Transporte e Manuseio 

Leve em consideração também o transporte, lugar para acomodação e manuseio. O fabricante fará a entrega? Existe local adequado para o armazenamento? Ao definir essas questões é possível evitar atrasos e perda de recursos. 

Instalação

Os fabricantes podem fornecer dimensões personalizadas, assim é possível preparar a estrutura que irá receber as chapas. Leve isso em conta ao escolher a chapa, dessa forma é possível agilizar a instalação, evitar desperdícios e se adequar da melhor forma possível a chapa ao projeto. 

Custo

O custo é o último ponto a ser levado em consideração, sobretudo se a qualidade é o ponto-chave do projeto. Um material menos resistente pode ser mais barato, porém não atender as demandas, daí a necessidade de fazer um paralelo entre as necessidades e o orçamento. 

Confira também: Tabela De Chapas Expandidas

Porque escolher a Bepex?

A Bepex é referência no mercado de chapas expandidas, chapas perfuradas e brises. Com mais de 20 anos de atuação, temos a experiência para atender aos mais diversos projetos com rapidez e segurança. 

Nosso parque fabril é um dos mais modernos do país, com mais de 10 km de extensão e capacidade de produzir mais de 400 toneladas de chapas expandidas e perfuradas por mês.

Precisa de chapas expandidas? Faça um orçamento conosco. Um de nossos consultores entrará em contato para sanar todas as suas dúvidas.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário