Quais são os materiais usados na construção civil?

A construção civil é uma indústria vital para o desenvolvimento de infraestruturas e edifícios em todo o mundo, especialmente em um país em crescimento como o Brasil. Sendo assim, a escolha dos materiais corretos desempenha um papel fundamental na durabilidade, segurança e eficiência de qualquer projeto, seja este residencial ou comercial. Mas você sabe quais são os materiais usados na construção civil? 

Neste artigo, exploraremos os principais produtos disponíveis no mercado, desde os tradicionais até os mais modernos. Continue lendo para mergulhar nos detalhes de cada um deles!

Leia também: Conheça os 4 tipos de pisos industriais

Quais são os materiais usados na construção civil?

Os componentes de uma edificação têm se padronizado bastante nos últimos anos, embora nem sempre tenha sido assim. Antes do cimento, que só foi patenteado no século XIX, a indústria se utilizava da madeira, pedras, areia e cerâmica acima de tudo – materiais que só foram otimizados com o advento da produção barata do metal alguns anos depois.

A fundação de uma obra.

Com isso dito, veja abaixo os principais materiais usados na construção civil.

Cimento e Concreto

O cimento é um agente ligante utilizado para unir os componentes dos materiais que o cercam. O cimento Portland, o tipo mais comum de cimento utilizado atualmente e conhecido por sua resistência e durabilidade, é produzido a partir de calcário, argila e minério de ferro, que são moídos em pó e submetidos a altas temperaturas em fornos especiais.

A substância é misturada com água para formar o concreto, uma mistura de agregados (como areia e pedra brita) e água. O concreto é amplamente utilizado em fundações, lajes, pilares e paredes, devido à sua resistência e capacidade de se adaptar a diferentes formas e tamanhos. Ele cria superfícies duras e estáveis.

Areia

A areia é um dos principais agregados que as pessoas combinam com outros materiais mais rígidos, a exemplo do concreto que mencionamos acima. Sendo um granular composto por pequenos grãos de rocha triturada, a areia é usada principalmente na fabricação de argamassa, proporcionando coesão e resistência. Além disso, ela é essencial para a preparação de superfícies antes da aplicação de revestimentos, como pintura e reboco.

Tijolos

Os tijolos são um dos materiais de construção mais antigos. Eles são produzidos a partir de argila ou outros materiais cerâmicos, que são moldados e queimados em altas temperaturas, oferecendo resistência, durabilidade e isolamento térmico. Existem diferentes tipos de tijolos – incluindo os tijolos maciços, tijolos furados e tijolos refratários. Como sabemos, eles são usados na construção de paredes, muros, chaminés e outras estruturas internas.

Madeira

A madeira é um material natural amplamente utilizado na construção civil. É valorizada por sua resistência, versatilidade e estética, uma vez que pode ser moldada em diferentes formas, desde toras e tábuas até painéis laminados e compensados. Na arquitetura urbana, hoje é frequentemente utilizada na construção de estruturas de telhados, pisos, paredes e móveis. Além disso, diferentemente da maioria dos materiais listados aqui, a madeira é uma escolha sustentável, pois é um recurso renovável.

Telhas

As telhas são elementos importantes na construção de telhados. Elas podem ser feitas de diferentes materiais, como cerâmica, ardósia e metal. As telhas cerâmicas são tradicionais e proporcionam isolamento térmico e acústico, além de resistência ao fogo e uma variedade de estilos e cores. As telhas de ardósia são conhecidas por sua elegância e durabilidade excepcional, sendo frequentemente utilizadas em estruturas de alta qualidade. As metálicas, como as de aço galvanizado, são resistentes, leves e requerem pouca manutenção.

Pedra Brita

A pedra brita, também conhecida como brita ou pedra rachão, é um agregado utilizado em muitas etapas da construção civil – sendo o resultante da trituração de rochas maiores. Este produto pode ser classificado em diferentes tamanhos, como brita 0, brita 1, brita 2, entre outros. A pedra brita é utilizada como componente do concreto, fornecendo resistência mecânica e estabilidade, sendo empregada na pavimentação de estradas, na formação de base para pisos e como material de drenagem.

Aço

O aço é um dos materiais mais importantes na construção civil, amplamente utilizado devido às suas propriedades duráveis e versáteis. É uma liga de ferro e carbono, com a adição de outros elementos para melhorar suas propriedades. O aço estrutural é utilizado na construção de vigas, colunas, pilares e estruturas metálicas; além desses elementos, existem outros produtos metálicos que desempenham funções específicas em uma construção, aumentando seu custo-benefício de todos os ângulos possíveis.

Ademais, o aço pode ser galvanizado – processo onde é revestido com uma camada de zinco para protegê-lo contra a corrosão. A galvanização é quase obrigatória em peças de aço expostas às condições ambientais externas, como estruturas metálicas, telhados, portões e grades, uma vez que cria uma proteção extra para evitar a oxidação do aço, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de manutenção.

Uma obra em construção.

Veja mais sobre os materiais usados na construção civil a seguir:

Vigas

As vigas de aço são componentes fundamentais na construção de estruturas, responsáveis por suportar cargas e transmiti-las para outras partes da construção. Elas são projetadas para suportar grandes tensões e oferecer estabilidade estrutural. As vigas de aço podem ser de diferentes tipos, como vigas em I, vigas em H e vigas retangulares, cada uma adequada para diferentes aplicações.

Chapas Expandidas

As chapas expandidas são produtos de aço que passam por um processo de corte e estiramento controlado, resultando em uma malha de aberturas regulares. Essas chapas são amplamente utilizadas na construção civil devido à sua versatilidade – pois podem servir como elementos estruturais, a exemplo de pisos metálicos, degraus de escada, guarda-corpos, entre outros. Além disso, as chapas expandidas são utilizadas em projetos de fachadas arquitetônicas, proporcionando um visual diferenciado e permitindo a passagem natural de luz e ar.

Saiba mais sobre os brises metálicos clicando aqui.

Chapas Perfuradas

As chapas perfuradas, por outro lado, são chapas de aço que passam por um processo de perfuração, resultando em uma variedade de padrões de furos. Essas chapas são amplamente utilizadas em construções que requerem ventilação, filtragem de ar, proteção contra intempéries ou elementos estéticos. Elas podem ser aplicadas em fachadas de edifícios, revestimentos de elevadores, divisórias, painéis acústicos, entre outros – e a seleção dos padrões de furos nas chapas perfuradas depende das necessidades específicas de cada projeto.

Encomende suas chapas metálicas na Bepex!

Exemplo de chapa perfurada.

A Bepex é uma empresa que atua na produção de chapas metálicas dos mais variados tipos. Somos referência na produção de chapas recalcadas, expandidas e perfuradas no mercado brasileiro – assim como de várias outras peças que você pode empregar em qualquer ramo industrial. Clique aqui para saber mais sobre esses produtos!

Durante nossos 30 anos de trabalho, construímos um parque fabril de mais de 10 km², capaz de produzir cerca de 400 toneladas de chapas por mês. E o melhor de tudo: contamos com um sistema de encomenda para os nossos clientes em todo o território nacional.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e peça um orçamento! Um dos nossos consultores entrará em contato para sanar todas as suas dúvidas assim que possível. Esperamos por você!

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário