O piso metálico é um produto quase obrigatório na construção de qualquer instalação industrial. Requisitado especialmente por grandes segmentos de maquinaria, esse conjunto resistente de grades suporta um grande fluxo de pessoas e veículos pesados sem ocupar muito espaço dentro do local em que se encontra.
As propriedades desse material são extremamente vantajosas no mercado nacional como um todo – sendo uma solução inovadora de ótimo custo-benefício que facilita o trabalho diário de inúmeros setores.
A seguir, analisaremos mais a fundo o processo de fabricação do piso metálico e todas as vantagens que uma instalação bem feita pode trazer a negócios e estabelecimentos, sejam esses públicos ou privados.
O que é o piso metálico?
O piso metálico é formado por grades fundidas de metal fabricadas, de maneira geral, para o tráfego recorrente de funcionários em sua linha de produção braçal rotineira. São normalmente usadas em plataformas retas e lineares, mas sua chapa também pode ser moldada em degraus planejados para conectar um nível ao outro.
Devido à sua versatilidade, encontramos esse projeto de piso com frequência em empresas específicas, como:
- Siderúrgicas, petroquímicas e petrolíferas
- Indústrias navais e mineradoras
- Hidroelétricas e termoelétricas
- Usinas nucleares
- Fábricas comuns de produção em massa
Por ser um material extremamente adaptável e antiderrapante, a sua demanda é, muitas vezes, mais por conveniência do que por necessidade. Até mesmo a circulação mínima de pessoas em áreas comuns – como praças, passarelas e edifícios residenciais – pode ser beneficiada pela instalação de um piso metálico.
Fabricação
A estrutura da chapa é feita com a maior precisão tecnológica, podendo ser confeccionada por vários tipos de metais, incluindo:
- Aço carbono natural;
- Aço inoxidável;
- Alumínio, cobre e latão
O mais importante é saber a procedência do material e contar com profissionais especializados, pois o processo de fabricação é um tanto delicado e o tipo de metal usado vai depender de cada ambiente. Em áreas hospitalares e alimentícias, por exemplo, as quais se submetem a agressões químicas constantemente, o aço inoxidável será o recomendável devido à sua alta durabilidade.
Com isso dito, a mistura dos elementos necessários passa por um processo duplo e contínuo de eletrofusão, transformando-a em uma estrutura uniforme que logo se solidifica. Ou seja, as barras são derretidas em calor extremo até o ponto em que se unem por uma liga em comum, restando apenas o formato homogêneo que conhecemos.
As barras fundidas são então mantidas em uma posição vertical e perpendicular ao plano de carga. Durante esse procedimento, deve-se tomar muito cuidado para evitar cortes, furos e rasgos na solda de encaixe, assim como pontos de oxidação, pois qualquer erro pode desestabilizar o painel lá na frente e causar acidentes indesejados.
Um forjamento de qualidade é aparente quando os colarinhos estão presentes em todos os cruzamentos entre as barras portantes e os arames de ligação.
Especificações técnicas
Cada parte desse piso industrial é composta pelas barras principais – que levam em conta a expectativa média da sobrecarga – e pelos fios de ligação, que distribuem o peso entre as barras adjacentes. Existem dois tipos básicos de piso metálico: os vazados, também conhecidos como grade de piso serrilhada, e os cegos.
O piso metálico vazado é antiderrapante e possui maiores buracos de escoamento em sua superfície, os quais auxiliam na preservação de ambientes úmidos e daqueles com constante derramamento de líquidos oleosos.
O piso metálico cego, por sua vez, além de possuir características antiderrapantes, conta com uma superfície mais lisa e é indicado para áreas molhadas e secas.
Ambos os modelos são distribuídos em diversos tamanhos e formatos, com ou sem dobras, e possuem tamanho máximo igual a 6 metros de comprimento por 1,5 metros de largura. Sua espessura pode atingir até 9,5 milímetros.
Vantagens do piso metálico
É de se esperar que algo popular tenha conquistado a demanda do povo por algum motivo; no caso dessa espécie de piso, no entanto, fica difícil listar apenas um. Além dos atributos já mencionados ao longo do texto, podemos separar mais alguns destaques que fazem jus à valiosidade universal do metal:
- Alta capacidade de carga
- Resistência às mudanças de temperatura e clima
- Leveza e ventilação
- Luminosidade
Qualquer variação de um piso metálico de boa qualidade não irá enferrujar sob nenhuma circunstância. A sua estrutura, quando colocada em locais adequados, permitirá a passagem de agentes líquidos e gasosos entre as plataformas, assim como o aproveitamento econômico de luz, natural ou artificial.
Também não há restrições quanto ao plano de construção – podendo ser instalado sobre concreto, madeira, e outros materiais que experts venham a autorizar. É sempre importante ressalvar que a ajuda profissional deve ser consultada em casos de desconhecimento ou falta de experiência.
Encomende a sua chapa metálica conosco
Além de útil, vemos que a instalação desse piso é mais do que um bom investimento; é duradoura, prática e com o melhor custo-benefício da atualidade, podendo ser aproveitada em vários setores do mercado.
Para mais informações a respeito dos pisos metálicos ou caso esteja interessado em adquirir o seu próprio, não hesite em contatar nossa equipe preenchendo nosso formulário ou ligando para o nosso telefone! Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e projetos que você tenha em mente.