Muitas vezes integrado ao design do corrimão ou dos próprios degraus, o guarda-corpo de escada é uma peça estrutural de extrema importância para a segurança de todas as pessoas que ali trafegam, especialmente em ambientes públicos de alta circulação. É justamente por isso que existem diversas especificações técnicas para considerar antes de investir no seu projeto – a começar pelo material ideal que, em conformidade com as normas vigentes, vai consolidar o seu design perfeito.
Continue lendo para descobrir por que um guarda-corpo de escada metálico é uma escolha popular no mercado e como fazer o seu planejamento, levando em conta suas preferências e necessidades.
Veja também: Como aplicar o metal em revestimentos de escadas internas
O que é um guarda-corpo de escada?
Um guarda-corpo de escada é uma estrutura de proteção instalada ao longo das laterais de escadas com a finalidade de evitar quedas e garantir a segurança de quem transita por ali. Atuando tanto como uma barreira física quanto como elemento decorativo, ele é especialmente importante em locais com desníveis convencionais, como escadas internas, externas, mezaninos, sacadas e passarelas.

Outras características notáveis incluem:
- Altura padrão: geralmente, tem entre 90 cm e 110 cm, dependendo da aplicação;
- Posicionamento: acompanha o lado aberto da escada, podendo ser contínuo ou se dividir em seções;
- Pode incluir corrimão: em muitos casos, o guarda-corpo também serve de base para o corrimão, oferecendo apoio manual durante a subida ou descida. Como veremos, isso também contribui para incorporar o estilo arquitetônico principal – seja rústico, minimalista, industrial ou clássico – ao restante dos espaços da edificação.
Ao contrário de parapeitos tradicionais, cuja aparência lembra uma espécie de murinho contínuo, o guarda-corpo se trata de uma estrutura aberta ou vazada composta por painéis e barras, realçando um aspecto leve e moderno que integra o ambiente com maior transparência.
Mas não estamos falando de qualquer painel e barra. A matéria-prima escolhida é o primeiro passo para usufruir de todas as vantagens que o guarda-corpo tem a oferecer!
Por que escolher o metal para o seu guarda-corpo de escada
Sempre reiteramos aqui no blog: escolher o metal como matéria-prima é optar por uma solução moderna, segura, durável e esteticamente versátil, principalmente quando comparamos com parapeitos de alvenaria da construção civil – que são mais pesados, ocupam mais espaço e têm possibilidades visuais limitadas. Enquanto a alvenaria fecha o ambiente e exige mais obra, os guarda-corpos metálicos oferecem leveza visual, fácil manutenção, instalação mais rápida e possibilidade de personalização, seja em residências, edifícios corporativos ou espaços comerciais.
Veja quais são os principais metais envolvidos nessa história, bem como seus pontos fortes:

Alumínio
Com acabamento leve e moderno, o alumínio é altamente resistente à oxidação – o que o torna ideal para escadas internas e externas, até mesmo em áreas litorâneas. Além da sua leveza facilitar o transporte e a instalação, ele ainda pode ser anodizado ou pintado em diversas cores; por isso, é muito usado em projetos minimalistas ou contemporâneos, com perfis retos, tubulares ou painéis vazados.
Aço inoxidável
Elegante e sofisticado, o inox confere um visual premium ao ambiente por também combinar durabilidade e resistência à corrosão. É a escolha perfeita para ambientes internos de alto padrão, escadas corporativas e shoppings, principalmente em combinação com painéis de vidro ou cabos de aço – já que o acabamento escovado ou polido reflete bem a luz e valoriza a arquitetura moderna.
Aço galvanizado
Versátil e mais acessível que o inox, o aço galvanizado é indicado para quem busca um bom custo-benefício com alta resistência à oxidação e ao desgaste. Sendo um aço carbono mergulhado em zinco, ele é muito usado em escadas externas, industriais ou áreas de grande circulação, podendo receber pintura eletrostática para reforçar a proteção e valorizar a estética em estruturas sólidas, com design funcional e durável.
Leia também: Quais são as vantagens da galvanização a fogo?
Normas importantes para o guarda-corpo de escadas
Aqui também precisamos mencionar a parte burocrática, que é a conformidade legal. Todo projeto de guarda-corpo no Brasil deve seguir normas técnicas bem definidas, o que inclui a ABNT NBR 14718 (para guarda-corpos) e a ABNT NBR 9077 (sobre saídas de emergência), além da NBR 9050 (acessibilidade).
Essas normas estabelecem os parâmetros mínimos que devem ser respeitados em relação a dimensões, resistência, espaçamento, altura e materiais quando há circulação pública, risco de quedas ou necessidade de acessibilidade. Abaixo, concentramos o que você precisa saber na hora de planejar um guarda-corpo comum, que siga os padrões simples da maioria dos projetos com os quais trabalhamos.
Altura mínima
- Em áreas internas, o guarda-corpo deve ter altura mínima de 92 cm, medida a partir do piso acabado.
- Em áreas externas ou locais com desnível superior a 1 metro, a altura deve ser de no mínimo 1,10 m.
- Se houver bancos, floreiras ou degraus próximos à borda, a altura deve ser contada a partir do ponto de apoio mais alto, não do piso.
Aberturas e vãos
- Para evitar quedas, o espaçamento entre elementos verticais (como tubos ou perfis) não pode permitir a passagem de uma esfera com 11 cm de diâmetro.
- No caso de crianças pequenas, recomenda-se evitar barras horizontais ou aberturas que incentivem a escalada.
Resistência mecânica
- O guarda-corpo deve resistir a esforços de empuxo horizontal, como o apoio de uma pessoa ou impacto acidental. A norma exige que ele suporte, sem falhas, uma carga mínima de 600 N/m (ou seja, 60 kg por metro linear).
- A fixação ao piso ou à estrutura deve ser estável e resistente, feita com buchas metálicas ou solda, dependendo do modelo e tipo de escada.
Acessibilidade (NBR 9050)
- Em rotas acessíveis, o guarda-corpo deve vir acompanhado de corrimão, que deve estar entre 80 cm e 92 cm de altura.
- O corrimão deve ter formato anatômico, ser contínuo e permitir encaixe da mão com segurança.
- Em escadas largas, dois corrimãos são exigidos – um de cada lado – e pode-se usar um duplo (a 70 cm e 92 cm, por exemplo) para acessibilidade infantil.

Conte com a Bepex para fazer o seu guarda-corpo de escada em metal!
Seja qual for o seu projeto, confiar em empresas que sabem o que fazem é essencial – ainda mais quando se trata de segurança e boa procedência.
Nós da Bepex, por exemplo, somos produtores de chapas metálicas desde 1991. Durante nossos 30 anos de trabalho, construímos um parque fabril de mais de 10 km², capaz de produzir cerca de 400 toneladas de chapas por mês. Aqui, contamos não apenas com uma equipe experiente no fornecimento e instalação de materiais de primeira qualidade como também engenheiros especializados em todo tipo de planejamento arquitetônico!
E o melhor de tudo: contamos com um sistema de encomenda para os nossos clientes em todo o território nacional. Se você está procurando uma empresa que atenda a todas as necessidades da sua ideia, saiba que não poderia estar em um lugar melhor.
Quer saber mais? Então entre em contato conosco e peça um orçamento! Um dos nossos consultores entrará em contato para sanar todas as suas dúvidas assim que possível.
Aguardamos você.