Material para grade: qual o melhor?

Dos mais simples aos mais elaborados, as grades podem apresentar diversas formas e modelos. O material para grade é o principal ponto a ser levado em consideração, pois precisa casar com a estrutura, sua finalidade, grau de segurança necessário, entre outros pontos. 

Continue lendo o post, entenda quais os materiais para grade mais eficientes, como escolher, entre outras informações importantes sobre o tema. Acompanhe! 

Material para grade: quais os principais

Chapa expandida

É um tipo de chapa com aberturas, geralmente losangulares. Trata-se de uma chapa de metal comum, como o aço, que passa por um processo de corte e expansão (daí o nome), podendo aumentar até 10X seu tamanho inicial. É ideal para diversas finalidades, entre elas as grades. 

Chapa perfurada

É semelhante à chapa expandida, mas pode apresentar uma maior diversidade de aberturas, no caso, os desenhos das perfurações, que compreendem um fator a mais para a decoração. Esses desenhos podem ser retangulares, redondos, losangulares, hexagonais, etc. 

Metalon 

Disponível em tubos retangulares, redondos ou quadrados, o metalon é um material versátil, resistente e de ampla aplicabilidade. As grades desse material podem apresentar diversos desenhos e não apenas os de barras horizontais e verticais. 

Ferro

Grades de ferro também são comuns, e dependendo da criatividade, podem surgir vários tipos de desenhos, verticais, horizontais, em diagonal, etc.  

Alumínio

O alumínio, em comparação a outros materiais, é mais leve, mas ainda assim proporciona enorme resistência mecânica para as grades. Também permite o uso em diferentes tipos de design de grades. 

Tipos de grade

Entre os mais comuns, podemos destacar:

Faixas na horizontal  

É o modelo mais simples, mas que dependendo do material e cores, proporciona um toque de modernidade ao projeto. É comumente utilizado em janelas, para substituir muros ou reforçar muros. 

Faixa na vertical 

Também é uma versão clássica e simples, ideal para quem precisa economizar no orçamento. Funciona em janelas, portas, grades, fachadas e pode contribuir para a arquitetura do local. 

Faixas na Horizontal 

É um modelo mais detalhado, com diferentes faixas posicionadas na horizontal. É ideal para quem busca um projeto mais sofisticado.

Desenhadas 

Essas utilizam desde chapas expandidas e chapas perfuradas com desenho próprio a uma mistura de materiais, técnicas e até elementos desenhados no material da grade. A intenção aqui é desenvolver um modelo diferente, único, capaz de cumprir também o papel decorativo além da segurança. 

O que levar em consideração na escolha do material para grade

Entre os principais pontos a serem levados em consideração estão: 

Segurança

As grades, independente do local que serão instaladas, precisam acima de tudo garantir a proteção do local. 

Qualidade

Quando falamos de qualidade estamos incluindo resistência, vida útil, custo-benefício e adequação ao projeto. 

Beleza

Tão importante quanto a segurança, para determinados locais, faz-se fundamental que o material também seja bonito, capaz de agradar visitantes, clientes, colaboradores e moradores (se for o caso). 

Área 

Refere-se a área onde a grade será instalada. O manuseio é simples? Dependendo da situação, é necessário um material mais flexível, que facilite a instalação. 

Projeto arquitetônico

O material vai casar com o projeto? Esse é um ponto importante, visto que em determinados casos é necessário alinhar a ideia de design. 

Os benefícios da grade de chapa expandida

Material para grade

A chapa expandida é um produto que apresenta ótimo custo-benefício. As grades feitas desse material favorecem o projeto como um todo, permitindo a passagem de ar, luz, além da visão. 

As chapas podem ser empregadas em diferentes tipos de estrutura e é possível adequá-las a várias propostas arquitetônicas. Dessa forma, ao mesmo tempo que oferece maior segurança em relação a outros materiais como alambrado, também pode favorecer a decoração e a arquitetura do ambiente. 

Trata-se de um material bastante resistente, que é produzido a partir de alteração em uma placa de metal maciça. É um processo moderno, cujo resultado é uma chapa sem emendas, mais resistente e com elevada vida útil. 

Para se ter uma ideia, uma grade produzida com chapa expandida não pode ser cortada com um alicate comum, o que dificulta a ação de pessoas de má índole. 

Porque escolher a Bepex

A Bepex é uma empresa consolidada no mercado, referência na produção de chapas expandidas, chapas perfuradas, entre outros materiais. Nosso parque fabril de 10 km² possui capacidade de produzir mais de 400 toneladas de chapas mensalmente. 

São mais de 20 anos de experiência neste mercado, de modo a atender as necessidades mais específicas para grades, mezaninos, pisos elevados, filtragens, entre outras aplicações. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco, um de nossos consultores irá esclarecer todas as suas dúvidas e apresentar as melhores opções de materiais para sua demanda.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário