Como limpar aço inox: guia completo

A fama do aço inox transcende gerações. Usado em demasia na indústria de construção civil, arquitetura e decoração de interiores, este material se tornou sinônimo de durabilidade, beleza e custo-benefício, ainda mais depois de sua introdução no mercado de eletrodomésticos e utensílios pessoais. Contudo, apesar de muito resistente, este metal também está vulnerável a sujeira e ferrugem quando exposto a elementos corrosivos, destruindo a característica que o faz tão popular. Sendo assim, como limpar aço inox? Isso é possível?

Sim, é perfeitamente possível – especialmente se o nível de dano em sua estrutura é superficial. Neste artigo, buscamos listar as principais formas de restaurar seu investimento, seja este um utensílio doméstico ou uma chapa metálica.

Leia também: Metais que não oxidam e seus usos na construção civil

Por que é necessário aprender como limpar aço inox

Como você pode ler em nosso outro artigo, embora o conceito de metal “inoxidável” fale por si só, este metal ainda pode estar sujeito à oxidação devido a fatores climáticos, orgânicos e acidentais. Em ambientes úmidos, por exemplo, tanto externos quanto internos, é comum vermos alguma parte enferrujada do aço inox – algo que tem salvação, mas é sempre ideal prevenir.

Com isso dito, dentre todas as medidas que evitam a ferrugem deste metal, aquela que mais se destaca é a limpeza regular, que pode ser feita por meio de diversos produtos comerciais e caseiros. Na seção a seguir, é exatamente isso que veremos.

Como limpar aço inox

Ainda assim, caso a superfície do inox já esteja suja ou enferrujada, não se preocupe: a maioria dessas técnicas ajudam na manutenção do inox, mas lembre-se que nunca é bom deixá-lo danificado por muito tempo. Se você demorar muito para tomar providências, a situação pode se tornar irreversível, custando do seu bolso.

Como limpar aço inox: passo a passo

Separamos abaixo 4 métodos eficazes de se livrar das impurezas do inox – com ingredientes comuns, acessíveis e baratos. Tenha em mente que, para manipular cada substância, você precisará de um recipiente ou pia para a solução de limpeza, assim como uma esponja não-abrasiva e um pano macio (preferencialmente de microfibras).

As técnicas a seguir incluem o uso de vinagre branco, bicarbonato de sódio, CIF cremoso (o recomendado do mercado, mas qualquer produto específico para aço serve) e água com detergente.

Limpeza com vinagre branco

  • Misture partes iguais de vinagre branco e água em um recipiente;
  • Umedeça um pano macio na solução de vinagre diluída;
  • Esfregue suavemente a superfície de aço inox com o pano, seguindo a direção do polimento original;
  • Enxágue com água limpa e seque com um pano limpo e seco;
  • Se necessário, repita o processo para remover manchas persistentes.

Limpeza com bicarbonato de sódio

  • Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água, obtendo uma consistência adequada para espalhar;
  • Aplique a pasta na superfície de aço inox;
  • Esfregue suavemente a pasta com uma esponja ou pano macio, garantindo que a direção do movimento siga o polimento original do aço inox;
  • Deixe a pasta agir por alguns minutos para que ela possa soltar a sujeira e manchas;
  • Enxágue abundantemente com água limpa;
  • Seque a superfície com um pano limpo e macio para evitar manchas de água.

Limpeza com CIF cremoso

  • Aplique uma pequena quantidade de CIF cremoso diretamente na superfície de aço inox;
  • Esfregue suavemente com uma esponja ou pano macio, seguindo a direção do polimento original;
  • Enxágue com água limpa para remover completamente o CIF;
  • Seque com um pano limpo e macio para evitar manchas.

Limpeza com água e detergente

  • Encha uma pia ou recipiente com água morna;
  • Adicione algumas gotas de detergente suave na água e misture bem;
  • Mergulhe uma esponja ou pano macio na solução de água e detergente;
  • Esfregue suavemente a superfície de aço inox com a esponja ou pano, seguindo a direção do polimento original;
  • Enxágue completamente com água limpa e seque com um pano limpo e macio.

Os benefícios de limpar suas peças metálicas

Agora que você sabe como limpar aço inox, é hora de descobrir os motivos para inspirá-lo a manter essa rotina de manutenção. 

Em primeiro lugar, apesar de ser altamente resistente à ferrugem e manchas, este metal ainda requer limpeza regular para manter seu aspecto físico impecável. Há várias razões pelas quais a limpeza do aço inox é fundamental, incluindo:

  • Preservação do brilho: O acúmulo de sujeira, gordura e resíduos pode fazer com que o aço inox perca seu brilho natural. A limpeza regular ajuda a manter sua superfície reluzente e com aparência nova.
  • Remoção de manchas: Manchas de água, marcas de dedos e respingos de alimentos são comuns em superfícies de aço inox. A limpeza adequada é essencial para eliminar essas manchas e evitar que se tornem permanentes.
  • Prevenção de danos: A sujeira acumulada pode corroer o aço inox ao longo do tempo, resultando em danos permanentes. Ao limpar regularmente, você protege o material contra esses danos indesejados.

Não perca: Qual a diferença entre o aço galvanizado e o aço inoxidável?

Encomende sua chapa de inox com a Bepex!

Se você está procurando obter peças inoxidáveis para um projeto particular, nossa equipe especializada está aqui para providenciar o melhor serviço possível. A Bepex é fabricante de metais desde 1991 e conta com encomendas nacionais e confiáveis. Nossos profissionais podem guiá-lo em todo o caminho de uma instalação ideal – entre em contato conosco para obter um orçamento grátis!

Leia também: Proteção em chapas metálicas contra corrosão

Além disso, você sabia que as chapas de inox antiderrapantes vão lado a lado com os revestimentos metálicos? Clique aqui para ver um pouco do nosso catálogo!

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário