O aço é sinônimo de modernidade e perspectiva de futuro. Este material secular permitiu que a humanidade fizesse da revolução industrial o estopim para a tecnologia urbana que vemos hoje – e há vários motivos para isso. Resistente, versátil, altamente personalizável e de baixa manutenção, o aço pode preencher as necessidades de qualquer projeto arquitetônico, sejam elas visuais ou práticas. Neste caso, o aço usado como revestimento é a sua versão mais popular, decorando a panorâmica citadina do século XXI.
Neste artigo, você verá justamente o porquê. Continue lendo para entender o que faz o aço usado como revestimento ser tão especial.
E não perca: Revestimento para fachadas – qual é o melhor para você?
O que é o aço usado como revestimento?
O aço usado como revestimento é um método arquitetônico para proteger estruturas de intempéries, aumentando sua durabilidade ao longo do tempo, e embelezar espaços de todos os tipos, tanto interno quanto externamente. No entanto, no mercado, esse termo pode abranger dois produtos:
- uma peça inteira de aço, que é fabricada e moldada de acordo com as preferências de cada um e as necessidades técnicas da construção;
- ou um revestimento protetor aplicado em peças avulsas, método em que a superfície do investimento, geralmente também feita de aço, é coberta com uma camada extra de proteção para prolongar a sua vida útil em meio a elementos corrosivos (leia tudo sobre a galvanização clicando aqui).
Apesar de distintas, ambas as abordagens são importantes para o custo-benefício de uma instalação e podem se complementar, especialmente quando em conjunto com outros materiais de construção, como a madeira.
Dito isso, na primeira hipótese, essas peças podem revestir paredes, fachadas comerciais, pilares e passarelas públicas, por exemplo, na forma de chapas metálicas, forros e brises, portanto abrangendo uma variedade de designs praticamente imbatível.
E falando em materiais de construção, que tal vermos os principais tipos de aço que podem revestir um projeto?
Aço carbono
O aço carbono é composto principalmente de ferro com uma pequena quantidade de carbono, tornando-o uma opção econômica e com alta resistência mecânica. Este material é amplamente utilizado em estruturas internas, como suportes e armações, devido à sua robustez e baixo custo. Em revestimentos, o aço carbono é frequentemente utilizado em aplicações onde a exposição aos elementos não é uma preocupação significativa, como em revestimentos temporários ou em ambientes internos protegidos.
Para ser utilizado em revestimentos expostos, o aço carbono geralmente requer uma camada de proteção adicional – como pintura ou galvanização a fogo, tornando-se aço galvanizado – para evitar a corrosão. Embora não ofereça a mesma resistência à corrosão que outros tipos de aço, seu custo-benefício o torna uma escolha popular para projetos de construção civil onde a proteção adicional pode ser aplicada.
Aço galvanizado
O aço galvanizado é basicamente aço carbono revestido com uma camada de zinco – o que proporciona uma excelente resistência à corrosão graças à proteção catódica fornecida pelo elemento extra. Este tipo de aço é especialmente adequado para revestimentos de fachadas externas, pois a galvanização protege a estrutura contra chuva e umidade, e para telhados e sistemas de cobertura, igualmente devido à sua durabilidade e capacidade de resistir às intempéries.
Embora seja mais caro que o aço carbono simples, ele oferece um equilíbrio atraente entre custo e durabilidade, tornando-se uma escolha eficaz para muitas aplicações ao ar livre e em ambientes que exigem proteção contra a corrosão.
Aço inoxidável
O aço inoxidável, por sua vez, contém cromo e outras ligas que melhoram significativamente sua resistência à corrosão, além de conferir uma alta durabilidade e uma estética brilhante. Este material é amplamente utilizado em fachadas de edifícios de alto padrão devido à sua aparência moderna e elegante, além de sua resistência a manchas e intempéries. Em ambientes que exigem alta higiene, como hospitais, cozinhas industriais e laboratórios, ele também é ideal pelo fato de ser fácil de limpar e resistente a produtos químicos.
Além dessas aplicações, o aço inoxidável é frequentemente usado em elementos decorativos e arquitetônicos – como esculturas, painéis perfurados e detalhes de design – graças à sua estética atrativa.
Leia também: Qual é o valor por m² de estrutura metálica? Guia 2024
Utilidades do revestimento de aço
O aço usado como revestimento pode fazer parte de qualquer estrutura metálica ou, ainda, de qualquer outra matéria-prima – reforçando o suporte e a resistência do projeto como um todo. Utilizando o tipo de aço que melhor se encaixa no seu objetivo final, você pode empregar essa peça para conceber:
Fachadas
Chapas de aço podem ser usadas como painéis e brises para revestir a fachada de edifícios – podendo ser de aço ou com detalhes em alumínio e oferecendo uma aparência contemporânea ao mesmo tempo que protege a estrutura contra intempéries. Brises e sombreamentos feitos de aço também podem ser instalados nas fachadas dos edifícios para controlar a entrada de luz solar, por exemplo, melhorando a eficiência energética e o conforto térmico dos ambientes internos.
Painéis e divisórias ripadas
Em ambientes industriais ou comerciais, chapas de aço podem ser usadas para revestir paredes internas, proporcionando uma superfície durável e fácil de limpar. Isso é especialmente útil em áreas que requerem alta higiene – como cozinhas industriais e hospitais – ou de alto padrão de elegância, onde os painéis decorativos ripados podem embelezar paredes e divisórias. Esses elementos podem ter designs personalizados que agregam valor estético aos espaços.
Telhados
Chapas de aço também podem ser usadas como forros e tetos, criando um visual moderno e industrial; além da estética, esses forros podem ajudar na acústica e no controle térmico dos ambientes. E mais: o aço é amplamente utilizado em sistemas de telhado, incluindo telhas de aço e vigas para coberturas metálicas, uma vez que esse material é durável, resistente ao fogo e projetado para diferentes condições climáticas (particularmente em um país tropical como o Brasil).
Aço usado como revestimento: a Bepex sabe exatamente o que você procura!
Nossos revestimentos são uma escolha excepcional para o seu projeto – proporcionando não apenas alto impacto e qualidade como também uma série de vantagens adicionais. Com sua durabilidade incomparável, o aço usado como revestimento é uma solução confiável e de longa duração para proteger e embelezar espaços internos ou externos.
Então atinja o potencial máximo do seu projeto de arquitetura! A Bepex captura a paixão pelo design urbano, transforma seu projeto em uma solução funcional e criativa e ainda oferece um sistema de entrega que cobre todo o território nacional. Entre em contato ainda hoje para cotar seu preço com um dos membros da nossa equipe!
Veja também: Qual a melhor madeira ripada para revestir paredes?