Chapas expandidas são amplamente usadas na construção civil e indústria, mas também têm ganhado espaço na arquitetura. Cada vez mais designers, arquitetos e até engenheiros utilizam ou recomendam essas peças em seus projetos arquitetônicos, visto os benefícios agregados.
Quando o assunto é chapas expandidas, estamos falando em mais do que uma chapa em formato de tela, justamente por suas características superiores. Em relação a uma tela de arame galvanizado comum, há uma maior resistência, visto que não há emendas, o que garante maior estabilidade.
Continue lendo o post e conheça as vantagens do uso de chapas expandidas em seu projeto.
O que são chapas expandidas?
Chapas expandidas são chapas de metal maciças que passaram pelo processo de expansão, ou seja, são cortadas e esticadas em uma prensa formando uma nova chapa semelhante a uma tela de metal. A prensa transforma as folhas de metal em uma espécie de malha, com o padrão estabelecido previamente.
Diferentes tipos de material podem passar por esse processo de expansão, sendo os mais comuns o aço, alumínio, aço galvanizado, entre outros. O padrão mais comum de malha são losangos, no entanto, outros padrões podem ser estabelecidos, o que torna o produto muito versátil. A abertura da área e o padrão são definidos conforme sua aplicação.
Quais as vantagens do uso de chapas expandidas?
As chapas expandidas são produtos que passam por um processo de fabricação moderno, que evita desperdícios e favorece a reciclagem. Entre as principais vantagens, podemos destacar:
Alta resistência
Quando o assunto é a qualidade das chapas expandidas, a resistência ganha destaque. Trata-se de um material que por suas características apresenta elevada resistência ao desgaste mecânico e corrosão.
É recomendado inclusive para áreas muito úmidas, indicado apenas o uso de lubrificante para aumentar a vida útil do material.
Versatilidade
Trata-se de um material que pode ser aplicado nas mais diferentes situações e objetivos. Os principais são estruturais, como escadas, rampas de acesso, mezanino, pisos suspensos, fachadas, brises, grades, paredes divisórias, parapeitos, entre outros.
A diversidade de malha também permite sua aplicação na indústria na filtragem de solutos e solventes, sobretudo aqueles que exigem maior resistência corrosiva.
Grande vida útil
Chapas expandidas são produzidas por ligas metálicas resistentes, que podem inclusive receber outros tratamentos como a galvanização. Além disso, o processo de fabricação mantém as principais características do material. Isso proporciona uma peça de alta resistência e grande vida útil.
Facilidade de instalação
Na maioria dos projetos, a aquisição das chapas expandidas é feita nas medidas certas para aquela estrutura, o que dispensa a necessidade de cortes e adequações. A instalação é simplificada com o uso de solda ou parafusos, o que otimiza a obra como um todo, reduzindo seu tempo de execução em relação a outros materiais.
Maior segurança
As Chapas Expandidas são produzidas conforme as normas brasileiras, como a NBR 6323 Americana ASTM-A-123. Isso quer dizer que apresentam alta resistência mecânica, permitindo seu uso em plataformas e pisos suspensos por suportar grandes pesos.
São excelentes para grades, portões, fachadas ou coberturas de janelas por dois motivos: o primeiro é que não há emendas e o segundo é que não se pode cortar com alicate convencional. Isso dificulta que terceiros possam arrebentar a malha.
No caso dos pisos e plataformas, ainda há a vantagem de ser antiderrapante. Sua estrutura em forma de malhas evita o acúmulo de líquidos, evitando acidentes.
Favorece o design
O design único das chapas expandidas faz desse material uma excelente escolha quando o fator estético é importante. É possível explorar diferentes técnicas e abordagens, sobretudo aquelas com uma vertente mais industrial de decoração.
Graças a sua estrutura de tela, essas chapas permitem a entrada de luz e a passagem de som e ar nos ambientes em que são instaladas.
Menor custo
Em geral, a chapa expandida é um material mais em conta do que outros semelhantes e aqueles os quais pode substituir. Por exemplo: você quer construir um mezanino e entre as opções estão o concreto para a laje ou uma estrutura metálica. Além de ser mais simples a construção, os materiais no fim saem mais em conta, reduzindo o custo de mão de obra e instalação.
A grande vantagem das chapas expandidas é a possibilidade de se adequarem aos mais diferentes tipos de projetos com o menor custo. No fim, os valores desprendidos com transporte, manuseio, armazenamento e instalação são inferiores.
Leia também: Tabela De Chapas Expandidas – Conheça As Principais Medidas
Porque escolher a Bepex?
Quando o assunto é chapa expandida, a Bepex é referência. Trata-se de uma empresa com larga experiência na fabricação de vários tipos de chapas, com medidas e características variadas, capazes de atender as mais diferentes necessidades.
Com um parque fabril com mais de 10 km² de extensão, a Bepex tem capacidade produtiva de mais de 400 toneladas de chapas expandidas e perfuradas por mês. São mais de 30 anos no mercado, atendendo a clientes de todos os segmentos.
Quer saber mais? Acesse o site da Bepex, solicite um orçamento e um dos nossos consultores entrará em contato.