Brise de metalon – o que é e vantagens

O brise de metalon é uma peça versátil, moderna e que traz uma série de benefícios ao projeto. É bastante recomendado por arquitetos, designers e engenheiros devido às suas principais características, que incluem a regulagem de luz e ar que chegam ao ambiente. 

Ao escolher um brise de metalon, você opta por uma solução inovadora, que apesar de simples vai trazer mais funcionalidade ao ambiente. Além disso, a peça pode combinar com diferentes estilos de decoração, proporcionando maior sofisticação. 

No post de hoje você entende mais sobre o conceito de brise, quais os tipos mais comuns feitos com metalon e as vantagens desse elemento arquitetônico. Boa leitura!

O que é brise de metalon

Brise é a abreviação do termo em francês brise-soleil, que traduzido significa “quebra de sol”. É justamente para isso que serve, regular a passagem de luz de janelas e portas, por isso é instalado na parte exterior, como nas fachadas

Sua estrutura é formada por lâminas (chamadas de aletas), geralmente feitas de metal ou madeira, que podem ser abertas ou fechadas para regular a passagem de luz e ar. 

O metalon é muito utilizado na fabricação dos brises devido à sua perfeita adequação aos diferentes tipos. Trata-se de um material resistente, relativamente leve em relação a outros materiais semelhantes e que pode ser moldado em lâminas, o que permite a execução de um projeto perfeito. 

No final, o custo-benefício do metalon é admirável, visto sua baixa necessidade de manutenção e longa vida útil, mesmo instalado em áreas externas onde sofre com as variações climáticas. 

Tipos de brise de metalon

Os modelos de brises se diferenciam por conta da disposição e se são flexíveis ou não. Entenda mais:

Horizontais ou verticais

É a maneira como as lâminas são dispostas e são indicadas de acordo com a forma como o sol incide no imóvel. Brises horizontais melhor se adaptam as fachadas voltadas para o norte, se adaptando melhor à incidência de luz durante todo o dia. Já os modelos verticais são indicados para as fachadas viradas para o leste ou oeste. 

Fixos ou móveis

Os brises fixos possuem lâminas que não podem ser movimentadas (abertas ou fechadas), o que perde um pouco da funcionalidade, visto que não se pode regular sua abertura. 

Os brises móveis possuem lâminas flexíveis, que podem ser abertas ou fechadas quando conveniente. Com isso, o usuário pode reduzir a luz do sol ou aumentar a privacidade. 

Ambos os modelos podem ser instalados em edificações comerciais, industriais ou corporativas. A escolha vai depender das necessidades e da posição do imóvel em relação ao sol. 

Vantagens dos brises de metalon

Entre as principais vantagens podemos destacar:

Maior resistência

O metalon por si só é uma liga de metal resistente, capaz de durar anos sem sofrer com ações corrosivas do tempo se for instalado adequadamente. Comparado a outros materiais semelhantes, é bem leve. 

Material de ótima qualidade

O metalon é um material versátil, amplamente usado na construção civil, indústria, entre outros segmentos. É resistente a impactos, traumas mecânicos ou vento, não propaga chamas, é atóxico e reciclável. 

Baixa manutenção

A manutenção dos brises é relativamente simples. Basta fazer a higienização com pano úmido, e se for flexível, colocar um pouco de óleo nas juntas. Em regiões litorâneas, pode ser preciso usar algum lubrificante para reduzir a ação da maresia. 

Maior economia com energia

Os brises facilitam a passagem de luz e ar. Isso permite menos gastos com iluminação durante o dia, visto que não é necessário acender as luzes dos ambientes. Além disso, a passagem de ar também permite reduzir o consumo do ar condicionado. 

Favorece projetos modernos

O brise de metalon é capaz de casar com vários tipos de decoração, desde as clássicas, às industriais. Com ele é possível reforçar uma assinatura sustentável em um design funcional e ao mesmo tempo moderno. Dependendo do estilo, é possível criar um projeto exclusivo. 

Fácil instalação 

Em geral, a produção das lâminas é feita em escala industrial, com controle de qualidade e análise constante do material. Isso permite desenvolver modelos fáceis de manusear, transportar e armazenar. 

A instalação também pode ser feita de forma simples, utilizando parafusos e soldas, o que facilita o trabalho, permitindo maior ganho de tempo. 

Maior conforto térmico e acústico

Os brises permitem aliviar a sensação térmica quando está muito calor ou frio ao abrir e fechar as lâminas. Ademais, o metalon das lâminas ajuda no isolamento acústico do ambiente. Basicamente, funciona como uma “barreira” extra quando os sons externos incomodam. 

Porque escolher a Bepex

A Bepex é uma empresa que atua na produção de chapas de metal dos mais variados tipos. É referência na produção de chapas expandidas, chapas perfuradas, que podem ser empregadas na fabricação de brises. 

Durante os mais de 30 anos de mercado, construímos um parque fabril de mais de 10 km², capaz de produzir cerca de 400 toneladas de chapas por mês. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo site, peça um orçamento e um dos nossos consultores entrará em contato para sanar todas suas duvidas.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário