Tabela de Telas: Malhas e Especificações

Você quer adquirir uma chapa perfurada para fazer um alambrado personalizado. E agora? Por onde começar? Bom, sendo uma dúvida inicial para muitas pessoas iniciando seus projetos, existem algumas medidas que servem de base para calcularmos a especificação da malha a ser adquirida. Afinal, dependendo da dimensão da peça, nossa tela metálica pode sofrer várias alterações – e é para isso que serve a tabela de telas.

A tabela de telas se divide em algumas subseções de medida, como veremos a seguir. Continue lendo este artigo para esclarecer suas dúvidas ou clique aqui para acessar nossa tabela de chapas expandidas, algo que também pode ser útil na hora de desenvolver seu projeto.

Como usar a tabela de telas

No modo tradicional, o tecido metálico é medido pelo seu número de malhas. Malha é a quantidade de aberturas por polegada linear (ou seja, 2,54 cm), medida de centro a centro dos arames.

Na figura acima, por exemplo, o “0” colocado no centro de um dos arames inicia uma contagem de polegadas até o “1”, final da régua. Como são seis furos, esta é considerada uma tela de MALHA 6. Simples, não?

Especificações de telas

Existem vários tipos de chapas metálicas – o que significa que existem vários tipos de telas. Por ser um material moldável, diferentes segmentos da indústria utilizam o metal sob variações semelhantes, as mais famosas incluindo a chapa galvanizada e a chapa inoxidável.

Leia também: Qual a Diferença Entre o Aço Galvanizado e o Aço Inox?

Com isso em mente, a tabela de telas é categorizada de acordo com a especificação da peça. Observe as tabelas a seguir:

  • Tabela de telas galvanizadas
  • Tabela de telas galvanizadas (linha leve)
  • Tabela de telas inoxidáveis (AISI 304)

Tabela de tela soldada: o que saber

Uma variação especial dessas chapas metálicas é a tela soldada nervurada, fabricada para suportar lajes em concreto armado, pisos industriais e estruturas pré-moldadas. Seu diferencial é o aço CA-60 nervurado, o qual lhe proporciona maior aderência com a superfície rígida do concreto. Veja a tabela abaixo:

Soldada em todos os pontos de cruzamento, esta tela garante uma ancoragem fantástica e excelente controle de fissuramento.

Adquira a sua tela com a Bepex

Que tal deixar os específicos de lado e receber uma ajudinha profissional no seu projeto dos sonhos? Nós somos fabricantes de metais desde 1991 e podemos fabricar a tela que você desejar – e ainda sob entrega nacional!


Entre em contato com os especialistas da Bepex para encomendar a sua tela ideal. Veja também o nosso catálogo de chapas metálicas para se inspirar – nossa fábrica está sempre disponível para quaisquer dúvidas que você venha a ter. Esperamos por você.

Postagens Relacionadas
Deixe um comentário