Inicialmente a chapa usada nas carrocerias são as de aço galvanizado e aço carbono, mas em alguns casos específicos pode ser outro tipo de chapa, a exemplo da chapa de aço inox. Além disso, a espessura varia conforme a finalidade do uso, o modelo do carro, entre outros pontos.
Continue lendo o post, entenda qual chapa é usada na funilaria e conheça o processo de estamparia.
O processo de estamparia automotiva
Uma das partes mais importantes na linha de montagem é a estamparia automotiva. Nela são usadas prensas com cerca de 10 metros de altura em que as chapas de aço são moldadas para receber o formato ideal da carroceria.
O processo de estampagem produz peças a partir de golpes de alta pressão sobre as chapas, assim elas tomam a forma desejada. Para cada peça é usado um molde diferente e dependendo da sua função o material muda, no entanto, mantém-se a característica “a frio”, ou seja, o metal não é aquecido durante o processo.
As chapas chegam em bobinas, passam por mais de uma prensa para chegar a forma final e serem unidas aos demais componentes do veículo. O último estágio é a carroceria inteira, formada por diversos componentes.
É um processo que se modernizou ao longo do tempo, mas sua essência permanece a mesma. O resultado são peças resistentes, com ótimo acabamento e prontas para a linha de produção.
Em que são usadas as chapas na funilaria
A funilaria vai reparar a carroceria dos automóveis, consertando, restaurando e substituindo as partes danificadas das carrocerias quando não há conserto. Ela pode tanto moldar a chapa de metal para tomar a forma, quanto buscar no fornecedor aquela peça já moldada.
As chapas são usadas na funilaria em duas frentes:
Emendas
Quando alguma das partes da carroceria, como o capô, o teto, as portas e as laterais sofrem alguma avaria grave, podem ser necessários reparos que exigem emendas, usando chapas de aço galvanizado.
Reconstrução
As chapas são usadas em reparos ou reconstrução de chapas de aço carbono em paralamas, parachoque, chassi, entre outras partes do veículo que exigem soldas.
Qual chapa é usada na funilaria
Conheça um pouco mais sobre cada chapa usada na funilaria:
Chapa de aço galvanizado
A chapa de aço galvanizado é a mais utilizada devido a sua maleabilidade, resistência extra à corrosão e a impactos. Basicamente é uma chapa de aço carbono de média ou alta densidade que recebe uma camada extra de revestimento de zinco, o que garante uma maior qualidade.
O processo de galvanização proporciona às chapas de aço maior longevidade, de modo a suportar melhor os danos causados pela exposição ao tempo e à umidade.
A espessura da chapa de um veículo moderno é fabricada a partir de 2010 é de 0,7 mm, chegando a 0,5 mm, em determinados modelos. Apesar disso, graças a composição dessas chapas e o revestimento, elas se tornam mais resistente que a própria fibra de carbono.
No reparo, devido à gama de espessuras e modelos fabricados, essas chapas podem chegar a 12 mm, dependendo do tipo de reparo.
Chapa de aço carbono
Essa chapa é mais usada na base de emendas e em peças do motor. É raramente usada em carrocerias de carros mais novos, e sim dos mais antigos, com mais de 40 anos de fabricação.
A chapa de aço carbono é uma liga de ferro gusa para chegar a um alto nível de maleabilidade ou rigidez, de acordo com a especificidade do trabalho.
A espessura é maior, pois é usada em carros antigos, que tinham uma carroceria mais rígida do que os modelos maleáveis da atualidade, podendo chegar a 14 mm.
Chapa de aço inoxidável (aço inox)
A chapa inox também é usada em carros mais antigos, no reparo e em emendas. É uma liga de aço que recebeu em sua composição a adição de outros elementos como níquel e cromo. É amplamente usada na indústria, construção civil e arquitetura devido à sua alta resistência à corrosão.
A espessura da chapa também vai ser maior, chegando a 14 mm, dependendo da carroceria e do reparo. Quer entender mais sobre como as chapas de aço galvanizado são usadas em várias áreas? Acesse o blog da Bepex, onde são postadas várias matérias e conteúdo diverso sobre o tema. Acompanhe!